São Cristóvão sediou na manhã desta quinta-feira (17) a reunião de mobilização e inscrição para o processo eleitoral de renovação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe- bacia hidrográfica na qual o município está inserida. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores, no Centro Histórico, e reuniu representantes do poder público, dos usuários e de organizações não governamentais ligadas a questões ambientais.  

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Tadeu Rosa, os comitês têm um papel fundamental no gerenciamento dos recursos hídricos- como arbitrar, em primeira instância administrativa, conflitos pelo uso de água-,  e no acompanhamento de políticas de regulamentação para a área. 

 “Tomando o perfil diversificado e democrático dos comitês, essa instância contribui para que os segmentos da sociedade tenham poder de decisão sobre sua gestão. É um importante instrumento de participação dos diversos setores dos usuários de água, das organizações da sociedade civil e dos poderes públicos”, explicou Tadeu Rosa, que hoje tem representatividade, por São Cristóvão, no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe.
 
De acordo com a coordenadora do processo eleitoral e representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Patrícia Souza, a fase atual é de mobilização e socialização das informações. “Estamos fazendo as discussões por região, explicando todo o processo eleitoral, cujo prazo de inscrição começou em 18 de julho e prossegue até 18 de setembro.  A eleição acontecerá de 16 a 19 de outubro. Além das bacias, haverá a renovação dos membros do Conselho Estadual”, contou.
 
Também presente ao evento, o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Cristóvão, Carlos Melo, destacou a necessidade da participação da população e das esferas governamentais nas discussões sobre as políticas públicas de recursos hídricos. “A água é fundamental em todos os aspectos da vida em sociedade. Nós, gestores público, devemos estar atentos aos debates e acompanhar as definições para a área, porque influem diretamente na oferta do serviço à população”, argumentou Carlos Melo, que teve a oportunidade de fazer uma rápida apresentação sobre a gestão do Saae nos oito meses da atual administração e as propostas a serem implantadas.   

O presidente do legislativo sancristovense, vereador Vanderlan Correia, participou do evento, representando os demais membros do parlamento municipal. 

Fotos: Márcio Garcez 


Carlos Tadeu Rosa, secretário de Agricultura e Meio Ambiente
Carlos Melo, diretor-presidente do Saae