As obras de pavimentação na avenida Santo Antônio (conhecida por estrada do Catamarã) até o povoado Caípe começaram esta semana e beneficiarão diversas localidades da sede de São Cristóvão. Ao todo, serão cinco quilômetros de pavimentação com paralelepípedo, delimitando 7 metros de largura para instalação de meio-fio, com rebaixamento de via para drenagem da água. A realização é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de Sergipe.

A pavimentação da estrada do Catamarã beneficiará, direta e indiretamente, as seguintes localidades: povoados Colina, Pedreira, Tinharé, Chica e Caípe, além do Loteamento Lauro Rocha. A implantação do projeto contou com o apoio do deputado estadual Francisco Gualberto (PT).

Segundo o prefeito Marcos Santana, a obra atende a uma antiga demanda da comunidade e trará avanços estruturais para a cidade, já que a estrada é uma via de ligação entre as áreas urbana e rural na sede. “Estamos resgatando uma dívida histórica, ao mesmo tempo trazendo dignidade e respeito para a população sancristovense”, frisou.

O técnico que acompanha os trabalhos, Alessandro Nascimento, explicou que a execução ocorrerá em duas etapas: a primeira, já iniciada, será de um quilômetro, saindo do trecho conhecido por atracadouro do Catamarã até a ladeira da Colina. “Já foi realizada a topografia, fizemos a terraplanagem em aproximadamente 300 metros e colocamos brita.  A previsão é a de que na quinta-feira chegue o meio-fio para instalação e na próxima segunda-feira  deveremos colocar o paralelepípedo”,  disse o técnico. Após concluída essa parte, iniciam-se os quatro quilômetros restantes.

Uma nova realidade

Feliz com o começo da pavimentação, o auxiliar de depósito, Dênis dos Santos, disse que esse é um desejo antigo da comunidade, nunca antes concretizado. “Vivemos na lama, com problemas de saúde, até o transporte aqui é difícil, porque ninguém quer vir. Agora vai melhorar 100%. Ver essas máquinas trabalhando é um sonho que está sendo realizado.”

Morador do Loteamento Lauro Rocha, Dênis dos Santos também destacou a significativa melhora na iluminação publica da região. “Antes era tudo escuro, o que aumentavam os perigos com a nossa segurança. Recentemente iluminaram tudo. Temos que parabenizar quando a prefeitura se preocupa com o povo, como está ocorrendo nesta gestão”, avaliou.

Uma nova realidade também comemorada pelo comerciante Jailton Barreto. “É uma obra muito importante para nós, que moramos ou temos comércio na área. É uma reivindicação antiga que finalmente está sendo atendida”, argumentou Barreto, que mora na região e tem o negócio localizado no início da estrada do Catamarã há mais de 30 anos.

Fotos: Márcio Garcez

Dênis dos Santos