O 22º encontro do “Projeto Família” ocorreu na manhã desta quarta-feira, 30, na Escola Municipal Maria de Lourdes Rocha, no povoado Umbauba,  que atende a 54 alunos dos ensinos infantil e fundamental I. Segundo a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Cristóvão, Thallyta Aragão, a proposta é avançar na interação com os familiares e discutir conjuntamente ações que contribuam para o processo de formação e educação das crianças sancristovenses.

“Estamos dando continuidade ao projeto, focando agora nas escolas de ensino fundamental.  A iniciativa tem mostrando resultados positivos,  trazendo avanços para o processo educacional no município e a construção de uma gestão participativa”,  explicou Thallyta Aragão.

Os encontros nas unidades de educação reúnem docentes, familiares e equipes de apoio escolar, tendo na programação debates, atividades lúdicas e ações pedagógicas. O tema que vem sendo trabalhado é “Pais, a Escola Precisa de Vocês”, justamente para fortalecer o elo entre os atores sociais responsáveis pela formação infantil.

Integração

A professora Darcilene dos Santos, responsável pela unidade, valorizou o projeto e destacou a importância de o núcleo familiar e a comunidade escolar atuarem juntos na formação infantil. “A família tem o papel de educar, e a escola o de escolarizar. Ambos são indispensáveis para as crianças, por isso considero atividades como essas fundamentais para estimular essa integração e a participação dos pais”, analisou.

Já a dona de casa Camila da Silva ressaltou a necessidade de que todos os pais acompanhem a vida escolar dos filhos. “Sempre que posso participo, e este encontro, em especial, trará bons resultados para todos nós. Temos que acompanhar o dia a dia da escola, porque assim poderemos contribuir muito mais com o aprendizado das nossas crianças”, argumentou Camila Silva, que tem duas filhas, de 3 e 6 anos, estudando na unidade.

O "Projeto Família" seguirá o cronograma, mantendo a proposta de uma atividade por semana, às quartas-feiras.

Fotos: Márcio Garcez

Thallyta Aragão, coordenadora de Educação infantil
Camila da Silva, dona de casa
Darcilene dos Santos, professora responsável