Registro. Nesta quinta-feira (31) a praça Josefina Ribeiro Correia, no povoado de Rita Cacete,  abrigou a primeira edição da feira dos produtores rurais do Assentamento Florestan Fernandes.

De acordo com o secretário interino da agricultura de São Cristóvão, Thiago Corrêa, a feira tem o objetivo de escoar a cultivo dos pequenos produtores rurais e funciona como “incentivo para que estes possam gerar renda a partir de sua produção”, explicou o secretário.

Cerca de quinze assentados participaram do evento que, além da geração de renda para os produtos, também funciona como espaço de integração social e promoção cultural. Quem compareceu a feira pode comprar diversos produtos (muitos deles orgânicos) e ainda além de apreciar um forró pé-de-serra com o trio Domingos Tinharé.

A proposta da feira dos assentados foi articulada entre a gestão municipal e a Associação do Assentamento Florestan Fernandes. Segundo Giseldo Santos, presidente da instituição, a feira acontecerá todas as quintas-feiras, das 15 às 19h. “Iniciamos com 15 barracas, mas a pretensão é que o evento cresça ainda mais”, afirmou.

Os produtores rurais comemoraram a iniciativa. “Esse era um desejo antigo nosso e que a prefeitura comprou a ideia e entrou como aliado nosso, colaborando para o desenvolvimento econômico da nossa comunidade”, comemorou a produtora rural Ivânia Santos Goes.

Fotos: Márcio Garcez