Registro. O Secretário Interino da Secretaria Especial de Agricultura e Meio Ambiente, Thiago Correia, visitou na manhã desta segunda-feira (18) oito famílias do Assentamento Florestan Fernandes, povoado Rita Cacete. O objetivo da ação foi de orientar criadores de suínos da região quanto à higiene (foco na saúde) e a forma adequada de manter suas pocilgas em funcionamento.

Thiago Correia enfatizou a necessidade de estar mais próximo aos homens e mulheres do campo. “Tratou-se de uma importante ação, uma vez que a visita aos criadores de suínos foi para orientá-los quanto às questões ligadas à higiene em geral (e a saúde), abordamos também como as pocilgas devem ser mantidas seguindo normas da vigilância Sanitária”, disse.

Já a diretora de Meio Ambiente, Ana Carla dos Santos Andrade destacou que encontros desse não são para fiscalizar. “São visitas orientadoras e não fiscalizadoras, o objetivo inicial é de levar informação e a adequação dessas pocilgas, para que possa ser evitado o descarte inadequado de fezes a céu aberto ou perto de rios, o que resultaria em denúncias e no fechamento desses locais”, explicou.

Participaram também da comitiva da Secretaria Especial de Agricultura e Meio Ambiente: Thiago Passos (técnico em Zootecnia), Ademir da Silva (coordenador dos assentamentos), Giseldo dos Santos (representante do assentamento) e Ana Carla Santos Andrade (diretora de Meio Ambiente).