Com o tema “Caminhando de mãos dadas com a vida”, as atividades da Semana Nacional de Trânsito continuam em São Cristóvão. Na manhã desta quarta-feira, 20, ocorreu palestra do agente Cássio Meneses, no Colégio Aplicação, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e até o dia 25 acontecem ações tanto na sede quanto no Grande Rosa Elze.

Segundo o superintendente municipal de Transportes e Trânsito de São Cristóvão, major José Luiz Ferreira, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a responsabilidade coletiva para um trânsito mais seguro. “Ações como estas contribuem para formar cidadãos mais conscientes, que respeitam os pedestres, os ciclistas, os motoristas, enfim, que sabem da importância, para todos, de se ter um trânsito seguro. Os jovens que hoje estão aqui serão futuros motoristas, e é fundamental que tenham essa formação”, defendeu. 

Já a diretora administrativa da SMTT/SC, Mônica Liberato, chamou a atenção para o fato de que os acidentes no trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo. “Precisamos reverter esta situação, e acreditamos que a mudança só ocorrerá com a conscientização das pessoas sobre a responsabilidade que todos têm em garantir a integridade física e a vida do cidadão”, frisou.

A atividade no Colégio Aplicação reuniu docentes e alunos do 9º ano e contou também com as presenças da supervisora em Aracaju do programa Vida no Trânsito do Ministério da Saúde, Lijane Oliveira, e da coordenadora do projeto Liga Acadêmica do Trauma da UFS, Edilene Mota. 

Preservar vidas
 
Para o professor de Artes da instituição de ensino, Marcelo Uchoa, as ações voltadas à educação têm um efeito multiplicador e servem para construir uma nova relação no trânsito. “É uma maneira de despertar nos jovens uma nova consciência, de que devemos respeitar o outro e as regras que norteiam essa relação. Desta forma, poderemos preservar vidas”, ponderou. 

O evento é uma realização da SMTT/SC em parceria com as secretarias de Educação e Assistência Social e do Trabalho de São Cristóvão. Na programação: palestras, bate-papo, exposição, apresentações teatrais e blitz educativas. 

Confira o que ocorrerá nos próximos dias:
 
Quinta-feira (21/09) - Blitz Educativa
7h, no Terminal da UFS
Parceiros: Secretaria Municipal de Educação, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, PMSE, SAMU, Litrauma, Projeto Vida no Trânsito

Sexta-feira (22/09) - Apresentação e Exposição
9h, Escola Gina Franco
Apresentação do Grupo de Teatro Transitando (SMTT/SC)
Exposição e apresentação de artes dos alunos
 
Segunda-feira (25/09) - Encerramento
14h, CRAS São Cristóvão, Praça do Carmo
Apresentação do Grupo de Teatro Transitando (SMTT/SC)
Exposição e Apresentação de artes dos idosos do SCFV

Fotos: Márcio Garcez 



Major J Luiz, superintendente da SMTT/SC