Uma blitz educativa no Grande Rosa Elze, próximo à entrada da Universidade Federal de Sergipe (UFS), marcou a programação desta quinta-feira, 21, da Semana Nacional de Trânsito, em São Cristóvão.  Com o tema “Caminhando de mãos dadas com a vida”, a ação desta manhã faz parte de uma série de atividades que ocorre no município desde a última segunda-feira, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a responsabilidade coletiva necessária a um trânsito mais seguro. 

A iniciativa é realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de São Cristóvão (SMTT/SC) em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Assistência Social e do Trabalho. Na blitz educativa desta manhã, a SMTT/SC também contou com os seguintes parceiros: Guarda Municipal de Aracaju, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Militar de Sergipe, SAMU, Litrauma (UFS) e Projeto Vida no Trânsito (Ministério da Saúde).

Segundo o superintendente municipal de Transportes e Trânsito de São Cristóvão, major J. Luiz Ferreira, ações como estas contribuem para formar cidadãos mais conscientes sobre a importância de se ter um trânsito seguro. “Por ano, no Brasil, 45 mil pessoas perdem a vida no trânsito. Precisamos gerar comportamentos que salvam vidas”, defendeu. 

Trânsito seguro 

Para o taxista Bruno Crus, a educação e o conhecimento sobre direção segura são fundamentais para construir uma nova relação no trânsito. “Tudo que vem em benefício da população tem que ser valorizada e observada com atenção. Ainda mais esse tipo de ação, que pode salvar muitas vidas”, argumentou. 

Ainda dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, em São Cristóvão, ocorrerão  nesta sexta-feira (22), na Escola Municipal Gina Franco, sede, apresentação do Grupo de Teatro Transitando (SMTT/SC) e exposição de artes dos alunos. Horário: 9h. 
 
Na segunda-feira (25) acontecerá o encerramento da Semana Nacional de Trânsito no CRAS São Cristóvão, na Praça do Carmo, Centro Histórico, a partir das 14h. Haverá apresentação teatral do Transitando (SMTT/SC) e exposição de artes de grupo de idosos. 

Fotos: Márcio Garcez