A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito, realizou na manhã desta sexta-feira, 22, data em que se comemora o dia mundial sem o uso de carro, mais uma ação da Semana Nacional de Trânsito, dessa vez junto aos alunos da Escola Municipal Gina Franco. O evento é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho.

Intitulado “Trânsito na Escola”, o projeto educativo é desenvolvido em sala de aula com alunos e professores através de oficinas e confecção de placas de sinalização. Segundo o superintendente municipal de trânsito de São Cristóvão, major José Luiz Ferreira, o trabalho realizado junto às escolas, são ações que buscam formar gerações de motoristas mais responsáveis. “Acreditamos em um trabalho continuado. As atividades não se resumem somente há essa semana. Trabalhar a cultura da responsabilidade é importante na construção de cidadãos mais conscientes no trânsito”, disse.

Já para o aluno João Vitor Correia de 12 anos, o projeto apresentado na escola tem sua importância, diante dos números de acidentes registrados no trânsito. “Acho muito importante ter esse projeto na escola, é muito importante saber dirigir com segurança, saber que não pode dirigir se beber, que tem que respeitar a faixa de pedestres. Ser uma pessoa que respeita a comunidade".

Além da exposição dos trabalhos confeccionados, os alunos assistiram a apresentação do grupo teatral Transitando (SMTT/SC), que de modo lúdico desenvolve um trabalho de conscientização no trânsito junto à comunidade sancristovense.
De acordo com a diretora pedagógica Valéria Macário, a parceria entre a SMTT e a Secretaria Municipal de Educação representa um avanço na construção educativa de novos indivíduos no trânsito. “A gente entende que o trânsito também é uma ação educativa para a socialização do indivíduo. A parceria direta com a SMTT é positiva, pois aproxima e introduz novos hábitos”, pontuou.

Na próxima segunda-feira ocorrerá o encerramento da Semana Municipal de Trânsito no CRAS São Cristovão, na Praça do Carmo, Centro Histórico a partir das 14h com apresentação do grupo Transitando (SMTT/SC) e exposição de grupos de idosos.

Fotos: Danielle Pereira

João Vitor Correia, estudante