Cento e quarenta e quatro sancristovenses receberam na manhã desta quinta-feira (5) o certificado de conclusão de cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa municipal “Tempos Novos”, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A solenidade ocorreu no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, na sede, e contou, na mesa de abertura, com as presenças do prefeito Marcos Santana, do vice-prefeito Adilson Junior, do vereador Paulo Júnior, do coordenador do Senai, Agildomar Monteiro, e da representante dos alunos, Coralia Carmo.

Para o prefeito Marcos Santana, investir na qualificação profissional, por meio das políticas públicas de trabalho e geração de renda, está no programa de governo da atual gestão e é a linha diretriz do “Tempos Novos”. “Este é apenas o início de muitos outros momentos que vivenciaremos no nosso município, pois pretendemos oferecer à população capacitação e qualificação, na expectativa de contribuir para a inserção do sancristovense no mundo do trabalho”, frisou.

O gestor municipal ressaltou que outras ações serão realizadas no programa “Tempos Novos”, com o objetivo de ofertar ao cidadão sancristovense- adolescentes em idade permitida (16 anos), jovens e adultos- oportunidades de formação em diferentes áreas. “Estamos começando um programa que não será sazonal, será perene, porque é importante oferecer ao nosso povo, especialmente aos mais jovens, uma qualificação profissional continuada, hoje fundamental para entrar num mercado cada vez mais exigente e disputado, em função, inclusive, da crise nacional que enfrentamos”, pontuou Marcos Santana.

Igualdade de oportunidades

Nesta etapa, os cursos ocorreram nas seguintes áreas profissionais: eletricista predial, mecânica em motocicleta, informática básica, auxiliar de padeiro, auxiliar de confeiteiro e cortador e costurador de peças íntimas. Foram 40 dias de atividades, com turmas na sede e no Grande Rosa Elze, nos turnos da manhã e tarde.

Também presente à solenidade, a secretária de Assistência Social e do Trabalho, Fernanda Santana, explicou que a proposta com o “Tempos Novos” é implantar um programa municipal de qualificação profissional a partir do que já foi construído e de novas demandas que surjam no decorrer do processo, tendo como meta atender todo o território sancristovense.

“Buscamos, inicialmente, entender a dinâmica do mundo do trabalho no nosso território, qual o perfil das empresas aqui localizadas, quais as necessidades. Os subsídios são utilizados para fundamentar o programa e desenvolver ações práticas e adequadas a nossa realidade. Os cursos já resultam desta percepção e da necessidade de investirmos na qualificação profissional para inserirmos a nossa população no mundo do trabalho, com igualdade de oportunidades”, argumentou a secretária.

Parcerias

O programa “Tempos Novos” tem à frente a Secretaria de Assistência Social e do Trabalho, que atua em conjunto com as demais pastas municipais e busca parcerias, tanto na esfera governamental quanto nas instituições voltadas à capacitação e qualificação profissional. Um desses parceiros é o Senai, responsável pedagógico pelos cursos profissionalizantes realizados nesta etapa.

Segundo o coordenador Agildomar Monteiro, a proposta da instituição é oferecer a um maior número possível de sergipanos a possibilidade de adquirir mais conhecimento e estar preparado para enfrentar o mundo do trabalho. “Dentro do projeto de interiorização, o Senai busca levar às cidades a oportunidade de qualificação profissional. O mercado de trabalho é exigente, e aqui demos um passo significativo para que os participantes tenham mais condição de enfrentá-lo e nele estar inserido. É importante também destacar o interesse da gestão em oferecer essa oportunidade à população de São Cristóvão ”, observou.

Representando os alunos, Coralia Carmo agradeceu à gestão municipal e ao Senai pelos cursos ofertados, destacando a importância da qualificação para conquistar um espaço profissional.  “Sabemos que o mercado de trabalho está muito exigente, dando preferência àqueles mais capacitados. Portanto, temos que valorizar esta oportunidade e agradecer toda a equipe da Prefeitura e do Senai. Cada diploma é uma vitória alcançada”, ressaltou a aluna, que concluiu curso de informática básica.

Presenças

Também participaram do evento os secretários municipais de Infraestrutura, Thiago Souza; da Fazenda, Eldro França; de Planejamento, Orçamento e Gestão, Mônica Silveira (interina); a controladora-geral Maria Auxiliadora Feitosa; o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, major José Luiz Ferreira; e o presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água, Gaspeu Fontes.

A solenidade contou ainda com uma palestra sobre câncer de mama, da técnica em Segurança do Trabalho do Senai, Fabiana Mendonça, dentro das atividades da campanha "Outubro Rosa".

Fotos: Marcio Garcez