A mamografia é o melhor exame pera detectar o câncer de mama. Como forma eficaz de prevenção, a Prefeitura de São Cristóvão, com recursos próprios, e através da Secretaria Municipal de Saúde, montou nesta segunda-feira (16), na praça da Matriz um consultório itinerante. O Caminhão ‘Amigo do Peito’ é uma unidade móvel dotada de equipamentos modernos que realiza exames de mamografia de forma gratuita, tanto no período da manhã quanto da tarde, em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O projeto visa garantir rapidez e qualidade no acesso ao exame, conscientizando as mulheres quanto à importância do diagnóstico precoce. Nesta terça-feira (17), a ação acontecerá na praça do Centro Comercial do conjunto Eduardo Gomes (Grande Rosa Elze).

Segundo a secretaria municipal de saúde, Joélia Silva Santos, essa é mais uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde dentro da programação do Outubro Rosa, que vem permitindo o acesso a exames e informações fundamentais para a saúde da mulher sancristovense. “Esta é a primeira vez que o Caminhão Amigo do Peito vem à cidade de São Cristóvão. Estamos criando uma oportunidade ímpar para aquelas mulheres na faixa etária de 50 a 69 de fazerem a mamografia. Muitas dessas mulheres nunca tiveram acesso ao exame e nós estaremos, em dois dias, garantindo mais de 170 exames”, informou Joélia.


Edienia Rodrigues, 56 anos, é uma dessas mulheres que nunca tiveram a oportunidade de realizar o exame de mama, mas, que reconhece a sua importância para o diagnóstico precoce. “Foi a primeira vez fiz o exame, e essa foi uma ótima oportunidade. Questões financeiras e o deslocamento sempre me impediram de realizar, mas eu sempre soube que para prevenir a doença é muito importante está realizando os exames com frequência”, observou.


De acordo Ana Nelmiza da Conceição de 62 anos, garantir o acesso ao exame e a informação é a melhor forma para se prevenir da doença. “Essa é uma grande oportunidade que a prefeitura está oferecendo para nós mulheres, e temos que aproveitar. Muitas mulheres não fazem o exame de mama por vergonha, e eu sempre digo pra elas, que para ter saúde não pode ter vergonha”, enfatizou.


Os exames serão realizados em mulheres com agendamento prévio feito por agentes de saúde das unidades: Sinval José de Oliveira, Raimundo Aragão e Jairo Teixeira de Jesus. A estimativa é que o atendimento contemple também as moradoras dos povoados: Pedreira, Rita Cacete e Colônia Miranda. De forma espontânea serão atendidas mulheres com caso de hereditariedade ou que já tenham realizados procedimentos de mama a exemplo da punção mamária.

Agenda de atendimento:

Segunda-feira (16)
Centro Histórico de São Cristóvão - praça da Matriz das 8h às 17h (pacientes devem levar cartão do SUS e carteira de identidade).

Terça-feira (17)
Conjunto Eduardo Gomes, na praça do Centro Comercial, a partir das 8h até às 17h  (pacientes devem levar cartão do SUS e carteira de identidade).



Fotos:Danielle Pereira.


Joélia Silva Santos
Edienia Rodrigues
Ana Nelmiza da Conceição