Nesta terça-feira (17) é a vez do conjunto Eduardo Gomes, no Grande Rosa Elze, receber a unidade móvel “Amigo do Peito”, que oferece à população, gratuitamente, exames de mamografia. O público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos, e a ação faz parte da campanha “Outubro Rosa”, que alerta sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama. 
 
A unidade móvel, dotada de equipamentos modernos para realizar a mamografia,  está instalada na praça do Centro Comercial, até às 17h, com disponibilidade para 80 exames, obedecendo-se a ordem de chegada (é necessário levar cartão do SUS e carteira de identidade). Além disso, pela manhã, foram realizadas palestras sobre os cuidados preventivos ao câncer de mama e a importância da saúde bucal. 
 
Segundo a diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde,  Adilene Passos, a mamografia  é o melhor exame para detectar o câncer de mama. “É importante ressaltar que, quanto mais cedo o problema for diagnosticado, maior a chance de eficácia no tratamento. O projeto visa justamente garantir rapidez e qualidade no acesso ao exame, conscientizando as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce”, explicou a diretora. 
 
A ação é realizada pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e ocorreu também na sede, na segunda-feira (16). É uma das atividades voltadas à saúde da mulher sancristovense desenvolvidas pela secretaria. 

A dona de casa Marilene Ana dos Santos valorizou a iniciativa e não perdeu a oportunidade de realizar o exame de mama. “Todo o ano faço a mamografia, porque acredito ser fundamental me cuidar. Já estou garantindo o meu exame, e de maneira gratuita. Espero que ações com esta aconteçam sempre”, argumentou.

Os resultados dos exames serão disponibilizados em até 15 dias e entregues pelos agentes comunitários de saúde de cada localidade. Caso seja detectado algum problema, há o encaminhamento imediado à consulta médica. 

Fotos: Danielle Pereira/Márcio Garcez 


Adilene Passos, diretora da Atenção Básica
Marilene dos Santos, dona de casa