Dando continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus), a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizou nesta quarta-feira (25), uma ação externa com alunos da escola Araceles Correia levando-os até possíveis pontos favoráveis à criação do mosquito.

“A ideia é que os alunos acompanhem na prática aquilo que estamos passando em sala de aula, no tocante ao combate ao Aedes aegypti, levando esses jovens para visitar focos naturais e residências que apresentem riscos de se tornarem criadouros, explicando assim in loco o trabalho dos nossos agentes de endemias. Até o próximo dia 27 estaremos mesclando palestras e mobilizações, para os alunos da Escola Araceles e também os estudantes da Escola Frei Fernando”, explicou a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Duane Marcelle Carvalho.

Segundo o supervisor da Vigilância em Saúde, Nelson Filho, primeiramente os alunos aprenderam, em sala de aula, alguns aspectos relacionados aos possíveis focos. “Repassamos uma tabela com diversos pontos preocupantes, que podem se tornar foco de dengue dentro das casas. Dessa forma mostramos como eles poderão identificar em suas residências tais focos, e ensinamos como eliminá-los”, contou.

Para a pequena Ana Stefhane dos Santos, a ideia surtiu o efeito proposto pelos profissionais da saúde. “Aprendi a importância de não jogar o lixo na rua, para que não se transforme em ponto de criação do mosquito e também gostei de sair da escola para visitar locais que podem se tornar focos”, finalizou.

Secretarias SMS, SEMAST, SEMSURB E SEMED.
Ação EMERF Frei Fernando.
1- Roda de conversa para esclarecimento sobre o ciclo de vida do mosquito, as doenças acometidas pelo vetor e como eliminar os possíveis criadouros das larvas (SMS E SEMED).
2- Concurso de melhor cartaz visando a fixação do conteúdo aplicado pelos facilitadores (SEMED E SEMAST).
3- Exposição dos materiais educativos no mural escolar para conhecimento do conteúdo aplicado. (SEMED).
Público Alvo: Alunos da Escola EMEF Frei Fernando.

Secretarias SMS, SEMAST, SEMSURB E SEMED.
Ação Escola Araceles Correia.
Atividade:
1 - Concurso de melhor cartaz visando a fixação do conteúdo aplicado pelos facilitadores (SEMED E SEMAST).
2 - Atividade em campo com a participação dos Agentes de combate a Endemias, através de mutirão na Escola e em algumas casas da comunidade local além da entrega de panfletos informativos visando combater o foco do mosquito e sensibilizar a comunidade sobre a atuação cidadã contra o vetor (SMS E SEMED).
3 - Eliminar os possíveis criadouros e foco do mosquito Aedes aegypti identificados dentro da escola (SEMSURB, SMS E SEMED).

Fotos: Danielle Pereira/ Duane Marcelle Carvalho.

Nelson Filho
Ana Stefhane dos Santos