A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e do Trabalho (Semast) e Especial de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na manhã desta quinta-feira (26), na Casa da Merenda, o "Encontro com os Agricultores Rurais do Município de São Cristóvão". A reunião reforçou o compromisso da Prefeitura de São Cristóvão com o incentivo à agricultura familiar e reuniu assentados, produtores, líderes de associações, além do representante do Sebrae, José Ramalho (parceiro no projeto). Durante o encontro, os pequenos produtores foram orientados quanto às adequações necessárias para a entrada no processo licitatório e estímulos para a produção e aquecimento da economia local foram discutidos.

Para a nutricionista de alimentação escolar da Semed, Maria Andreia Magalhães, o objetivo do encontro foi incentivar a capacitação dos pequenos produtores para que eles possam estimular a economia local. “O que está acontecendo agora é a realização de um sonho. A gestão respeita a agricultura familiar e incentiva para que cada vez mais aumente a qualidade na nossa alimentação escolar. O nosso desafio agora é capacitar esses produtores rurais e estimular a produção local, para fornecermos um cardápio de qualidade, onde saibamos a origem do alimento. Estamos aqui para ajudar esses produtores e mostrar que o setor de alimentação escolar existe e está atuante”.

De acordo com a coordenadora de segurança alimentar e nutricional da Semast, Sarah Santos, a profissionalização desses pequenos produtores é fundamental para o aquecimento da produção local. “É muito importante que esses produtores se capacitem, para que seja realizada uma parceria com eles. A nossa presença neste encontro se dá justamente pela parceria que existe entre as pastas e por entender que segurança alimentar envolve a todos da gestão”. A coordenadora aproveitou o encontro para divulgar o curso de rotulação de produtos que a Semast irá promover durante o Festival de Arte de São Cristóvão. “Durante o Fasc iremos realizar um curso de rotulação de produtos, o que é uma ótima oportunidade de início para a profissionalização”.

“A Secretaria Especial de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando parcerias e dando assistência aos pequenos produtores. Fortalecer a renda da agricultura familiar é muito importante para a economia da cidade de São Cristóvão. Próximo mês o escritório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), voltará ao município, e juntos iremos fortalecer ainda mais a assistência técnica aos produtores locais”, falou o técnico de agricultura, Thiago Passos.

Segundo José Pereira, do Assentamento Rosa Luxemburgo 2, o encontro foi uma boa oportunidade para que os pequenos produtores fossem ouvidos. “Esse incentivo que a gestão municipal está nos dando é um ótimo canal para a expansão da produção e a venda dos nossos produtos, esse é o tipo de incentivo precisamos para o aumento da nossa produção e o aquecimento da economia local”, destacou.

Isabel Cristina dos Santos, do Assentamento Carlos Lamarca, parabenizou a gestão municipal pela iniciativa e incentivo dado à agricultura familiar. “O município de São Cristóvão através do prefeito está de parabéns por acreditar na agricultura familiar e nos possibilitar encontros que nos garantam o escoamento do nosso produto”, observou.

Danielle Pereira.

Maria Andreia Magalhães