A Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com as escolas: Araceles Rodrigues Correia, Dr. Lourival Baptista, Frei Fernando, Tia Adilma, Escolinha Arco Íris (comunidade local) e Escolinha Pingo de Gente (comunidade local), promoveu na tarde da última sexta-feira (27), o desfile alusivo à temporada das flores. O evento que aconteceu no Alto da Divinéia encerrou as atividades desenvolvidas durante todo o mês de outubro pelas escolas municipais e promoveu a interação dos alunos com a comunidade.

De acordo com a primeira-dama do município de São Cristóvão, Sandra Santana, a mobilização da comunidade em torno do evento foi o grande destaque. “Esse desfile é o ponto alto de todas as comemorações realizadas pelas escolas municipais durante esse mês de outubro, em virtude da chegada da primavera. A sociedade de modo geral está de parabéns pela organização e realização do evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Para os alunos, em especial, esse tipo de atividade além de promover a integração com a comunidade, fortalece as suas potencialidades artísticas”, destacou.

Para a Diretora de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação, Deise Maria Barroso, a parceria das escolas com Semed foi fundamental para a realização do desfile. “A ideia do desfile partiu das escolas, em especial da escola Araceles Rodrigue Correia e, prontamente, a Secretaria de Educação abraçou a ideia e o resultado foi esse belo desfile”, observou.

Segundo o Diretor da Escola Municipal Araceles Rodrigues Correia, Antônio da Paixão, mobilizar a comunidade e promover a interação entre os alunos de escolas diferentes foi o foco do evento. “Nosso objetivo foi mobilizar a comunidade em torno da escola, e promover o encontro entre alunos de escolas diferentes, desmistificando a ideia de rivalidade entre eles. Essa interação entre os integrantes das escolas é muito benéfica, pois desperta a troca de saberes entre todos”, disse.

“Está sendo tudo novo para mim, uma nova experiência, antes, nunca tinha tido a oportunidade de participar de desfiles como esse”, contou a aluna Rosicléia Silva Santana. Já para o aluno, Ruan de Lucas Silva Santos, o desfile, marcou o seu retorno depois de alguns anos afastado. “Passei alguns anos sem participa, mas este ano decidi voltar e está sendo muito gratificante ter de novo essa oportunidade,” finalizou.

A moradora Débora Rocha, assim como a comunidade do Ato da Divinéia fez questão de prestigiar o evento, comparecendo às ruas. “Sempre que posso acompanho e faço questão de prestigiar os desfiles. É muito importante incentivar as práticas positivas nos alunos e os esforços dos professores”, pontuou.

Fotos: Danielle Pereira.

Sandra Santana