Mais uma turma do programa de capacitação municipal “Tempos Novos” recebeu o certificado de conclusão de curso na manhã desta segunda-feira (6), em solenidade no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, na sede. Nesta etapa, foram 58 formandos na área de turismo nos seguintes cursos:  Informações Turísticas, Vendedor de Artigos para Turistas e Cozinheiro Básico.

Compondo a mesa de abertura da solenidade, o prefeito Marcos Santana destacou a importância do “Tempos Novos” dentro da proposta de capacitação da população sancristovense para a inserção no mundo do trabalho. “Este é um programa permanente e determinante na nossa gestão, É importante oferecer ao nosso povo, por meio das políticas públicas de trabalho e geração de renda, uma qualificação profissional continuada, hoje fundamental para entrar num mercado cada vez mais exigente e disputado”, frisou.

O gestor sancristovense ressaltou, também, a necessidade de preparar a cidade- e àqueles que atuam no setor de turismo- para receber quem a visita. “A municipalidade tem que oferecer as condições para que o turista seja bem recepcionado e volte sempre. Defendemos que obras estruturais são importantes, mas o processo para fortalecer o setor e trazer o desenvolvimento é mais profundo. Para nós, as pessoas são fundamentais. Precisamos resgatar no sancristovense a autoestima, tocar o coração de cada um para valorizar a importância da nossa Cidade-Mãe de Sergipe, para que todos sejamos parte desse processo de construção de um tempo novo em São Cristóvão”, frisou Marcos Santana.

Parcerias

O programa “Tempos Novos” tem à frente a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), que atua em conjunto com as demais pastas e busca parcerias, tanto na esfera governamental quanto nas instituições voltadas à capacitação e qualificação profissional.

Nos três cursos finalizados nesta segunda-feira, a realização foi da Fundação Municipal de Turismo e Cultura João Bebe-Água, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo. Os recursos foram do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  A parte pedagógica ficou sob a responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Presente à solenidade, o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, falou sobre a importância de capacitar o setor para fortalecer o turismo no Estado e destacou o potencial de São Cristóvão no segmento. “Hoje, o conhecimento é fundamental para o sucesso em qualquer atividade profissional, e o turismo não está fora neste contexto. Temos que valorizar e conhecer as potencialidades que o nosso Estado possui- e São Cristóvão é uma dessas riquezas. É o berço do Estado, da cultura e do turismo de Sergipe. O município está há 15 anos adormecido do ponto de vista turístico. Cabe a esta gestão a responsabilidade de resgatar as potencialidades da cidade- e ao governo estadual contribuir nesse processo”, avaliou o secretário.

Qualidade

Já o presidente da Fundação João Bebe-Água, Gaspeu Fontes, valorizou a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado na realização dos cursos, considerados pelo dirigente como um avanço para o turismo local. “A gestão municipal dá um passo de qualidade na medida em que prepara o nosso povo para se relacionar com o turista. Há muito tempo que não víamos essa preocupação em São Cristóvão”, frisou.

Representando os alunos, Elenalva Leão Santos agradeceu à gestão municipal, ao governo do Estado e aos profissionais do Senac pela oferta dos cursos, destacando a importância da qualificação na disputa para conquistar um espaço profissional. “Agradecemos a parceria firmada que nos proporcionou a oportunidade de fazer os cursos, e valorizamos o aprendizado obtido, que nos abre horizontes. Mesmo sendo moradora de São Cristóvão, por exemplo, só depois do curso que participei é que percebi ser a nossa cidade um museu aberto repleto de histórias. Portanto, temos que valorizar São Cristóvão, preservá-la e ressaltar a importância que tem para o nosso Estado”, pontou Santos, integrante da turma de Informações Turísticas.

Presenças

O evento ainda contou, na mesa de abertura, com o vice-prefeito Adilson Junior; os vereadores Rafael da Colina, Irmão Gibson e Paulo Júnior; a diretora de Planejamento e Gestão da Semast, Elaine Barroso; o gerente de Contratos do Prodetur, Jamisson dos Santos; e o gerente da Unidade Móvel do Senac, Edivaldo Santos.

Fotos: Márcio Garcez