Urgência 24 horas terá capacidade para atender 250 pessoas

Nesta quarta-feira, 08, a Urgência 24 horas do Eduardo Gomes reabre as portas para atender a população. A solenidade está marcada para as 16 horas e contará com as presenças do prefeito Marcos Santana e da secretária de Saúde, Joélia Santos. A reabertura atende uma demanda dos sancristovenses e foi um compromisso firmado pelo prefeito desde o início da gestão. Com a reforma, orçada em R$ 221.195,88 e  executada com recursos próprios, a Unidade terá capacidade para atender 250 pessoas diariamente.

Localizada anexa à Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José Soares Figueiroa, no conjunto Eduardo Gomes, Grande Rosa Elze, a Urgência 24 horas será gerenciada por empresa contratada por meio de chamamento público. Os equipamentos foram adquiridos parte por doação da Secretaria de Estado de Saúde, parte por adesão à Ata de Registro de Preços do Ministério da Saúde. A reforma no prédio incluiu reparos no telhado, ampliação da sala de repouso e construção de mais dois banheiros.

A secretária municipal de Sáude, Joélia Santos, explicou que a Unidade estava fechada há 15 meses e, com a reabertura, passará a operar com 11 leitos, sendo dois de estabilização e nove de observação. Já a equipe técnica será composta por 65 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, farmacêutico, assistente social, recepcionista, agente administrativo, vigilante, executor de serviços básicos e maqueiros.

“O Serviço de Urgência 24 horas foi fechado em agosto de 2016, portanto, há 15 meses. Entregaremos a Unidade para a população nesta quarta, mas ela não passa a funcionar imediatamente porque passa por um período de 5 a 7 dias de desinfecção de todo ambiente para início de seu funcionamento ao público”, informou.

Procedimentos

De acordo com a secretária, a Unidade terá estrutura para atender pacientes de risco. “A Unidade trabalhará o conceito de porta aberta 24 horas, de forma ininterrupta, com implantação de acolhimento com classificação de risco e serão oferecidos os procedimentos de estabilização de pacientes críticos; acolhimento de enfermagem; consulta médica; consulta de enfermagem; exames laboratoriais e eletrocardiograma (ECG); suturas e curativos; aferição de sinais vitais; administração de medicação; hidratação e oxigenioterapia”.

O quê- Reabertura da Urgência 24 horas do Eduardo Gomes;

Quando- Nesta quarta-feira, 08, às 16 horas;

Onde- Avenida Marginal S/N, no conjunto Eduardo Gomes, Grande Rosa Elze.

Fotos de Márcio Garcez

Urgência 24 horas terá capacidade para atender 250 pessoas