Nesta terça-feira (14), o prefeito Marcos Santana recepcionou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Gismário Ferreira Nobre, e equipe,  para uma visita ao espaço onde funcionará o escritório do órgão em São Cristóvão- na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no Centro Histórico.

Já a partir da próxima semana, as equipes dos dois órgãos se reúnem para traçar um planejamento estratégico das ações a serem desenvolvidas. E em dezembro as atividades iniciam, numa importante conquista para o desenvolvimento do segmento agropecuário no município.

De acordo com o gestor sancristovense, a volta do escritório da Emdagro para São Cristóvão- que foi desativado há cerca de dois anos- é uma das principais reivindicações dos produtores locais e uma demanda que se buscou concretizar desde o início da administração, dada à importância do órgão para colocar em prática as políticas públicas para o setor.

Produção de qualidade

“É um incômodo para o pequeno agricultor de São Cristóvão ter que se deslocar para Itaporanga (D´Ajuda) ou Aracaju em busca de assistência técnica, ou mesmo para regularizar alguma questão burocrática. Reabrir o escritório da Emdagro era uma meta do nosso governo, e, assim que assumimos, visitamos o presidente do órgão, que nos assegurou atender a solicitação. Firmamos um termo de cooperação, e agora estamos concretizando o retorno da empresa ao nosso município”, comemorou o prefeito.

A equipe da Emdagro terá, inicialmente, um médico veterinário, um engenheiro agrônomo e um técnico administrativo. “A ideia é a de que de que eles atuem em conjunto com a equipe da secretaria de Agricultura e orientem os agricultores familiares, os pequenos produtores para que produzam de maneira sustentável, eficiente, colocando o alimento na mesa do povo sancristovense. Quando o agricultor familiar planta, temos uma produção de qualidade, e com bom preço.  É nossa tarefa, portanto, criar as condições para que eles produzam, bem e com qualidade”, frisou Marcos Santana.

Incentivo à agricultura familiar


Para o secretário interino de Agricultura e Meio Ambiente, Thiago Correia, a reabertura do escritório significa um importante avanço para setor, com a perspectiva de implantação de projetos para ampliação da produção e incentivo à agricultura familiar. “A prefeitura vem trabalhado para viabilizar esta parceria, que com certeza trará melhorias para a área rural do município”, argumentou.

Já o diretor da Emdagro, Gismário Ferreira Nobre, destacou a importância do retorno do escritório a São Cristóvão para o fortalecimento da pequena agricultura no Estado. “Junto com os técnicos da secretaria municipal, poderemos desenvolver projeto e ações que estimulem a produção no município, a partir das demandas apresentadas pelos produtores locais. O setor sairá fortalecido”, avaliou.

Além do suporte na assistência técnica e extensão rural, a Emdagro também atuará na emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Declaração de Vacinação e GTA (Guia de Trânsito Animal).

Fotos: Danielle Pereira