Um grupo de 12 alunos concluiu, nesta terça-feira (14), o curso de Pizzaiolo, oferecido pelo programa Tempos Novos. Com carga horária de 160 horas e realizado em parceria com o Senac, o curso qualifica profissionais para o trabalho em pizzarias e restaurantes. O encerramento ocorreu com degustação para os alunos do Lar Esmeraldo, no Recreio dos Passarinhos.

Professora do curso, Alany Gardênia Andrade explica que a grade curricular prepara a turma para empreender. “Esse curso oferece novas oportunidades para essas pessoas. A maioria da turma é formada por desempregados. Eles saem daqui preparados para as exigências do mercado e para empreender, caso queiram investir no próprio negócio. Temos aulas de manipulação de alimentos, higienização e matemática instrumental, que ensina a calcular o preço de venda de uma pizza”.

Sueny Santana já trabalha com salgados e procurou o Tempos Novos para diversificar seu negócio. “Vim fazer o curso para ter uma renda a mais, já que trabalho com salgados. Vou poder oferecer mais produtos para os clientes”.

Odete Freire conta que, por meio da Prefeitura, realizou o desejo de fazer o curso de pizzaiolo. “Sempre quis fazer esse curso, mas não tinha como fazer em Aracaju por conta do custo e do transporte. É um sonho que estou realizando. Vim me especializar porque minha filha tem um buffet”, conta.

Desempregada, Cynara Figueiredo acredita que novas oportunidades surgirão com o encerramento do curso. “Estou muito satisfeita com o curso, animada. Entreguei alguns currículos e estou esperançosa”, afirma.

Tempos Novos

Lançado em julho, o Tempos Novos é o primeiro programa municipal de qualificação profissional implantado em São Cristóvão e reúne as melhores instituições qualificadoras do país, conhecidas como “Sistema S” (Senac, Senai, Sebrae, Senar, Sest/Senat) no processo de formação dos alunos. O Tempos Novos oferece, também, os cursos de Pizzaiolo, Eletricista Instalador Predial Básico, Auxiliar de Confeiteiro, Auxiliar de Padeiro, Mecânico em Manutenção de Motocicleta, Informática Básica e Cortador e Costurador de Confecção em Peças Íntimas, Vendedor de Artigos para Turistas e Informações Turísticas. Para participar é preciso ter mais de 16 anos e  escolaridade a partir do 6º ano do ensino fundamental.

O Programa objetiva qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho, além de resgatar a autoestima do sancristovense. A expectativa é formar, anualmente, dois mil cidadãos, tendo, até 2020, um total de 8 mil cidadãos qualificados. A Ação tem o aparato técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), através da Diretoria do Trabalho.

Fotos: Danielle Pereira.

Encerramento ocorreu com degustação para os alunos do Lar Esmeraldo, no Recreio dos Passarinhos