A Prefeitura de São Cristóvão irá duplicar a capacidade de captação de água da estação de abastecimento do Rio Cumprido, na Cidade Baixa. A medida é mais uma ação para dar segurança hídrica para os moradores e beneficia 20 mil pessoas que residem no local.

A nova bomba de captação foi transferida para a estação do Rio Cumprido nesta segunda-feira, 20, e corresponde a um investimento de R$ 44 mil. De acordo com o do diretor técnico operacional Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Júlio Cesar Silveira Prado, a previsão é que a nova bomba comece a operar até o fim do mês.

“Implantaremos esse novo equipamento na estação do Rio Cumprido. Lá, temos uma bomba há mais de 20 anos, que muitas vezes deixava a população desassistida. Estamos conseguindo fazer a manutenção desse equipamento antigo, mas, com a compra dessa nova, aumentaremos a vazão e teremos como garantir o abastecimento caso uma das bombas quebre”, explicou.

Prado informou que a ampliação do abastecimento de água em São Cristóvão integra a política de infraestrutura da gestão e é uma determinação do prefeito Marcos Santana. Em setembro, a população da Cidade Baixa recebeu bomba para auxiliar na distribuição de água. O investimento de R$ 40 mil atende a demanda de 35 mil pessoas.

Também foi realizado o serviço de ampliação na rede de canos no Alto da Bela Vista.  Foram implantados 300 metros de encanamento para dar vasão à água captada da área do Campo Isaias Gileno Barreto (conhecido como “Limão”). “Também trocamos a tubulação de 20 milímetros de diâmetro para 60 milímetros para aumentar a vazão”, disse o diretor técnico operacional da SAAE.

Outra ação executada pela gestão foi a limpeza da Estação de Tratamento de Água (ETA), abastecida pela Barragem do Muniz, localizada às margens do Jesus Cristo, entrada da sede do município.

O diretor técnico operacional Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Júlio Cesar