A uma semana do encerramento do curso, alunos do curso de Formação de Garçom visitaram, nesta terça-feira, 28, o restaurante Bistrô do Senac e a cozinha profissional. O curso é oferecido pelo programa Tempos Novos. 

Tamires Monteiro foi uma das alunas que participou da visita. Para ela, conhecer um ambiente profissional é fundamental para o processo de aprendizagem. “Com certeza,  essa visita agrega muitos conhecimentos. Já trabalho no segmento de beleza e busquei esse curso para ter mais oportunidades no mercado”, disse.

Cleiton Roberto já tinha experiência como garçom, mas conta que procurou o Tempos Novos para ter ganhar conhecimento técnico. “Tinha a prática, mas não o conhecimento. Esse curso é importante porque nos mostra novas formas de trabalhar. Sinto que estou capacitado para o mercado de trabalho”.

Para o professor da turma, Carlos Alberto Bianchett, o curso tem boa aceitação no mercado porque existe uma demanda constante de restaurantes, hotéis e eventos. “É um mercado que sempre tem demanda e, antes mesmo do curso terminar, colocamos os alunos em pequenos eventos para eles começarem a ter contato com o público. Eles saem daqui preparados para atuar em restaurantes, hotéis e eventos”, afirma.

Tempos Novos

Lançado em julho, o Tempos Novos é o primeiro programa municipal de qualificação profissional implantado em São Cristóvão e reúne as melhores instituições qualificadoras do país, conhecidas como “Sistema S” (Senac, Senai, Sebrae, Senar, Sest/Senat) no processo de formação dos alunos. O Tempos Novos oferece, também, os cursos de Pizzaiolo, Eletricista Instalador Predial Básico, Auxiliar de Confeiteiro, Auxiliar de Padeiro, Mecânico em Manutenção de Motocicleta, Informática Básica e Cortador e Costurador de Confecção em Peças Íntimas, Vendedor de Artigos para Turistas e Informações Turísticas. Para participar é preciso ter mais de 16 anos e  escolaridade a partir do 6º ano do ensino fundamental. 

O Programa objetiva qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho, além de resgatar a autoestima do sancristovense. A expectativa é formar, anualmente, dois mil cidadãos, tendo, até 2020, um total de 8 mil cidadãos qualificados. A Ação tem o aparato técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), através da Diretoria do Trabalho. 


Fotos: Márcio Garcez.
 
 


Tamires Monteiro foi uma das alunas que participou da visita. Para ela, conhecer um ambiente profissional é fundamental para o processo de aprendizagem
Cleiton Roberto já tinha experiência como garçom, mas conta que procurou o Tempos Novos para ter ganhar conhecimento técnico