Com três semanas de funcionamento, a Urgência 24 horas do Eduardo Gomes opera abaixo de sua capacidade de atendimento. No último fim de semana, foram registrados 94 acolhimentos, o que representa 37,6% da capacidade diária de atendimentos da Unidade, 250.

De acordo com a administração, as escalas diárias são compostas por um médico e dois enfermeiros e a equipe mantém a média de 110 atendimentos por dia. Na primeira semana, foram 649 atendimentos. Na segunda, 645.

Fernanda César aprovou o serviço ofertado pela Urgência. Ela conta que o tempo de espera foi inferior a 20 minutos. Trouxe meu sobrinho e não ficamos nem 20 minutos para passar na triagem. “Até o momento, nas três vezes que precisei vir aqui, o atendimento foi ótimo”.
A aposentada Maria Isabel também elogiou o acolhimento da Unidade. “Sofri um acidente e precisei ir ao médico. Está rápido o atendimento, muito bom”.

Estrutura

A nova estrutura da Urgência 24 horas conta com 11 leitos, sendo dois de estabilização e nove de observação, e uma equipe técnica composta por 65 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, farmacêutico, assistente social, recepcionista, agente administrativo, vigilante, executor de serviços básicos e maqueiros.

O local oferece os procedimentos de estabilização de pacientes críticos; acolhimento de enfermagem; consulta médica; consulta de enfermagem; exames laboratoriais e eletrocardiograma (ECG); suturas e curativos; aferição de sinais vitais; administração de medicação; hidratação e oxigenioterapia. Tendo condições, assim, de atender pacientes de risco.

Diferença entre Unidades de Saúde da Família e Urgência 24 horas.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) são popularmente conhecidas como postos de saúde. São locais onde o cidadão pode receber, gratuitamente, os atendimentos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, em odontologia, ter acesso a medicamentos e outros atendimentos primários. As Unidades Básicas de Saúde resolvem 80% dos problemas de saúde da população do território que ela é responsável e promovem hábitos saudáveis de vida.

Já uma Unidade de Urgência 24h é responsável por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos e contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS. Nessa unidade, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado para casa, contra-referenciado para a UBS e ou USF mais próxima de sua casa, permanecer em observação por até 24 horas, ou se necessário, ser removido para um hospital de referência, que pode ser local, regional ou de maior complexidade a depender do tipo de leito necessário para garantir a segurança do cuidado ao paciente.

Outro diferencial é o horário de atendimento. As UBS e USF funcionam somente durante o dia. Já a Urgência fica aberta 24 horas.

Fotos: Márcio Garcez.

A aposentada Maria Isabel elogiou o acolhimento da Unidade