A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma séria de ações para garantir a cobertura vacinal em todo o município, dentro da política preventiva de saúde pública adotada pela gestão. Entre as propostas já executadas estão a formação permanente dos profissionais que atuam na área e a garantia de que as unidades ofereçam à população as vacinas virais e bacterianas necessárias ao processo de imunização.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José Soares Figueroa, no Grande Rosa Elze, a vacina ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Segundo a auxiliar de enfermagem Marta Viana, que compõe a equipe de vacinação da unidade, são imunizadas, por dia, cerca de 50 pessoas, entre crianças e adultos da região de abrangência da UBS. “As vacinas contribuem, consideravelmente, para prevenir doenças, mantê-las sob controle ou eliminá-las. É muito importante que todos estejam atentos ao calendário de vacinação”, alertou.

Recomendação que foi seguida à risca pela comerciária Joyce Alves, que, no sétimo mês de gestação, foi à unidade na manhã desta quinta-feira (7) para ser imunizada contra hepatite tipo B. “Tanto para mim quanto para o bebê, cuidar da saúde é fundamental, e a vacinação evita doenças”, argumentou.

Já a dona de casa Micheline Santos levou o sobrinho de seis meses para atualizar o cartão de vacina. “A mãe não pode vir, mas trouxe o bebê para que as vacinas dele estejam sempre em dia. É muito importante para todos nós, especialmente, nesta fase inicial da vida”, avaliou.

Fotos: Danielle Pereira