Prefeitura de São Cristóvão, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realiza o “Saúde no Campo” no povoado Rita Cacete

Neste domingo (10), a Prefeitura de São Cristóvão, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realiza o “Saúde no Campo” no povoado Rita Cacete. A ação objetiva atingir 300 pessoas, entre homens e mulheres, e estimular o cuidado com a saúde. O convênio firmando o acordo foi assinado nesta sexta-feira (08), entre o prefeito Marcos Santana e o presidente do Senar Sergipe, Ivan Sobral.

Para o prefeito Marcos Santana, o ‘Saúde no Campo’ reitera a credibilidade da gestão, a qual vem atraindo parcerias de instituições públicas, como a Universidade Federal de Sergipe e Capitania dos Portos. 

“O Senar é mais uma instituição que se disponibiliza a nos ajudar. Para a ação deste domingo, eles dispuseram recursos e equipe para realizarmos exames preventivos. O crédito que nós obtivemos junto a várias instituições que estão se predispondo a ajudar nosso município é fundamental. Ficamos muito alegres quando a administração inspira credibilidade e confiança”, afirmou.


Serão realizados exames de citologia, PSA, Exame do toque retal e testes rápidos (Sífilis, HIV, Hepatite B e C), além de palestras de sensibilização e conscientização para cuidados preventivos.  Para participar, é preciso levar carteira de Identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem não tiver o cartão do SUS, poderá fazer durante o evento, como explica a secretária de Saúde, Joélia Silva. 

“Serão atendidos 150 homens e 150 mulheres, uma ação conjunta com todos os trabalhadores rurais. O povoado Rita Cacete foi escolhido porque possui assentamentos e uma população com dificuldade de frequentar as unidades de saúde durante a semana. Será um dia de atendimento e de informação. A equipe de saúde é da rede municipal, com exceção do urologista, que vem por meio do Senar, e teremos uma equipe de regulação para fazer o cartão do SUS durante o evento”, disse, acrescentando que, a partir de janeiro, a Secretaria promoverá mutirões de Saúde no grande Rosa Elze.

“A população nos pede muito ações como mutirões porque é um número muito grande de pessoas que não é atendido por conta da rotina de trabalho. Faremos um modelo de mutirão com mais especialidades para realização de consultas e exames”. 
 
São Cristóvão é o terceiro município a receber o evento, cujas edições anteriores ocorreram em Itaporanga D’Ajuda e Indiaroba. “Nossa busca é envolver homens e mulheres do campo nos cuidados com a saúde. São Cristóvão foi escolhido por ter uma população rural relevante. Também temos o objetivo de trazer o Cine Senar, um projeto novo que objetiva levar entretenimento para as famílias do campo”, informou o presidente do Senar Sergipe, Ivan Sobral.

Fotos: Danielle Pereira.
 



Prefeitura de São Cristóvão, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realiza o “Saúde no Campo” no povoado Rita Cacete
Para o prefeito Marcos Santana, o ‘Saúde no Campo’ reitera a credibilidade da gestão
O presidente do Senar Sergipe, Ivan Sobral
Secretária de Saúde, Joélia Santos