A nova bomba da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Cumprido já está em funcionamento desde a última sexta-feira (8). Segundo o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de São Cristóvão (SAAE/SC), Carlos Melo, o equipamento garantirá mais eficiência no serviço oferecido pela empresa. “Agora, caso haja problema com uma das bombas, a outra continua o trabalho. Ou seja, dificilmente ocorrerá interrupção na distribuição da água, evitando transtornos para a população”, explicou o diretor.

Responsável por abastecer a região da Cidade Baixa, na sede, a ETA do Rio Cumprido contava com apenas uma bomba, que, estava desgastada pelo tempo de uso – funcionava há mais de 20 anos. “Existe a possibilidade, inclusive, de ampliar a distribuição, porque a nova bomba pode captar 200 m³/hora de água- 30 m³/hora a mais do que hoje”, explicou Melo.

O diretor do SAAE/SC informou também que o equipamento deve permitir uma economia de energia, já que, pelo volume de água captado, não haverá necessidade de funcionamento da bomba 24 horas para assegurar a regularidade no abastecimento.  

Além do novo equipamento, a ETA do Rio Comprido está sendo reestruturada, com serviços de limpeza, capinagem, pintura e  instalação de cerca.

Fotos: Danielle Pereira


Carlos Melo, diretor-presidente do SAAE