A prefeitura de São Cristóvão dá continuidade ao trabalho de fortalecimento da rede municipal de saúde e investe mais de R$ 299 mil na reforma Unidade de Saúde Maria José Soares Figueiroa, localizada no Eduardo Gomes. A previsão é que o espaço seja entregue à população na última semana de dezembro. Este ano, já foram investidos R$ 919,8 mil na reforma das Unidades Jairo Teixeira de Jesus, Sinval José de Oliveira e Urgência 24 Horas. 

De acordo com a secretaria de Infraestrutura, foram realizados os serviços de revisão de cobertura, impermeabilização de lajes, canaletas e paredes, revisão elétrica e hidro sanitária, além de recuperação de reboco, emassamento e pintura. Os serviços estão em fase final e durante as obras foram gerados 30 empregos diretos.

Anexa à Urgência 24 horas, a Unidade Básica de Saúde Maria José Soares Figueiroa é responsável pelo atendimento aos moradores do Eduardo Gomes e adjacências e funciona no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Conforme a secretária municipal de Sáude, Joélia Santos, o espaço conta com cinco equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. “Temos um clínico geral que atende as áreas descobertas, e dois médicos especialistas, sendo um oftalmologista e um pediatra, dois odontólogos, quatro auxiliares de saúde bucal e um assistente social”, disse.

Ela acredita que a reforma irá proporcionar mais conforto para usuários e profissionais, não interferindo na média de atendimento da Unidade, a qual atualmente é de 25 pacientes/dia, um total de 800 pacientes/mês, para as equipes de Saúde da Família; 184 pacientes/mês na área de Clínica Geral; 200 pacientes/mês  na Pediatria e 80 pacientes/mês na Oftalmologia.

Fotos: Márcio Garcez.