A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou na manhã desta sexta-feira (15) o III Encontro Municipal do Programa Novo Mais Educação. Com a temática “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”, o encontro aconteceu no Salão de Eventos “Sagrada Família” e teve o caráter educativo e pedagógico. Além disto, promoveu a socialização entre as ações exitosas das unidades de ensino.

O evento reuniu estudantes e educadores de 13 escolas contempladas pelo programa Novo Mais Educação, que puderam conferir apresentações e  exposição de trabalhos voltados à valorização da cultura popular. O  processo é resultado das atividades desenvolvidas no Novo Mais Educação ao longo do ano. Por meio do programa, os alunos recebem complementação escolar com propostas pedagógicas que estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e a expressão, utilizando-se de atividades lúdicas e esportivas.

A primeira-dama do município, Sandra Santana, destacou a importância do programa para a melhora dos índices de educação na cidade de São Cristóvão. “Através de uma jornada escolar ampliada com atividades de artes, cultura, esporte e lazer o programa Novo Mais Educação tem contribuído de forma efetiva para a alfabetização e a melhora do desempenho educacional das crianças e adolescentes das escolas da nossa cidade. É com muita satisfação que participo desse momento de comemoração.”

Protagonismo

De acordo com a coordenadora municipal do programa Mais Educação, Aluízia Ramos, ao longo do ano foram desenvolvidas diversas ações nas escolas, sempre pensando na questão interpessoal do aluno. "O Mais Educação se mostrou um programa eficiente, que vem sendo aplicado com compromisso elevando assim a autoestima dos alunos e proporcionando outros conhecimentos para os participantes", pontuou.

“O dia de hoje é de celebração, é a culminância de um trabalho exitoso que foi desenvolvido ao longo do ano pelas escolas municipais, através do programa Novo Mais Educação. É uma felicidade poder acompanhar a concretização de um trabalho e ver o protagonismo das crianças e jovens na construção dos saberes”, destacou a secretária municipal de Educação,  Andréa Hermínia de Aguiar Oliveira.

A coordenadora estadual do Programa Novo Mais Educação, Cristina Ribeiro Fernandes, falou sobre o programa. “O Novo Mais Educação busca contribuir com a formação e o protagonismo das crianças e adolescentes, além de criar a interação entre escola e comunidade. Estamos colhendo frutos positivos desse programa, e participar de um evento que apresenta o resultado de um ano de trabalho é motivo de muita alegria”, avaliou.

De acordo com a diretora pedagógica Walléria Macário, a realização do encontro é a celebração do trabalho realizado pelos alunos ao longo do ano na comunidade escolar, através do Programa Novo Mais Educação. “Esse é o momento de comemorar o trabalho desenvolvido ao longo do ano. O programa Novo Mais educação promove a cultura, as artes, o esporte, sem abrir mão da aprendizagem escolar, tirando as crianças e jovens da ociosidade e promovendo a interação social.”

Cooperação

Segundo diretora da EMEI Gina Franco, Telvania Maria da Silva, foi possível desenvolver, ao longo do ano, práticas que despertaram o interesse dos alunos por atividades culturais e esportivas, sem deixar de lado a aprendizagem. “Buscamos desenvolver com as crianças e jovens, a partir da cooperação entre as escolas municipais, um trabalho que as tirasse da ociosidade, criando formas mais atrativas para a aprendizagem”.

A aluna da Escola Municipal São Cristóvão, Maria Clara Menezes dos Santos, realizou, junto às colegas, uma apresentação de carimbó e contou como o projeto contribui para seu desenvolvimento. “É muito bom poder aprender coisas novas e conhecer pessoas. Acho tudo muito legal. Estou sempre aprendemos mais, pois tenho reforço escolar com atividades muito divertidas”, afirmou.

Fotos: Danielle Pereira

Sandra Santana, primeira-dama