Alunos do colégio estadual Glorita Portugal e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito  (SMTT) uniram a temática natalina e mobilidade urbana num auto de Natal, apresentado nesta terça-feira, 19. A peça será apresentada em outras escolas do município até o dia 28 deste mês.

Coordenador de Educação da SMTT de São Cristóvão, Claudio Farias informou que é a primeira vez que o órgão envolve os alunos na atividade e o ganho disso. “Juntamos o espírito natalino com temas de trânsito para discutir a segurança e mobilidade. Essa peça fala de tudo que vemos de bom e errado no trânsito. O interessante é que os alunos participam da peça, debatem sobre o tema e podem reproduzir o que aprendem aqui. Com ações educativas, já conseguimos atingir mais de 4 mil pessoas, isso é muito positivo”, disse.

Para o superintendente da SMTT, Major J.Luís, as peças têm função educativa. “Os acidentes no trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo. Nosso trabalho é preservar a vida e diminuir os índices de acidentes e mortes. As ações educativas da SMTT, as quais incluem as peças teatrais, objetivam formar futuros motoristas conscientes. É um trabalho lento, já que envolve mudança de comportamento. Cada adolescente que participa ou assiste a uma peça é um potencial reprodutor do conteúdo exposto”, afirmou.

O grupo de estudantes formado por Eduarda, Francisco, Wilker e Paulina compôs o elenco da peça. Para eles, que têm entre 17 e 18 anos, a apresentação é uma oportunidade de interação com demais colegas  e de discutir sobre mobilidade urbana.

“A gente gosta muito dessa proposta de trabalhar temas de forma lúdica. A peça traz o ensinamento sobre o trânsito e o desafio de vencermos a timidez, de ensinar. É muito bom”, disse Eduarda.

“Para mim, é um aprendizado para falar em público e uma forma de conscientização”, declarou Wilker.

Major J.Luís