Urgência 24 horas completa um mês de funcionamento com mais de 2.500 atendimentos

Entre plantões e atendimentos de triagem, a técnica de enfermagem Claudiane Jorge Silva comemora 30 dias de trabalho na Urgência 24 horas do Eduardo Gomes. O primeiro emprego dela coincide com o primeiro mês de funcionamento da Unidade, a qual registrou 2.831 atendimentos nesse período.

“Para mim, é um desafio a mais trabalhar na Urgência 24 horas porque é meu primeiro emprego e estou na minha cidade. Foi ótima a reabertura da Unidade porque deu oportunidade aos profissionais daqui”, disse.

Reaberta em 20 de novembro, após reforma orçada em R$ 221.195,88, a Urgência conta com 65 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, farmacêutico, assistente social, recepcionista, agente administrativo, vigilante, executor de serviços básicos e maqueiros e oferece os serviços de estabilização de pacientes críticos; acolhimento de enfermagem; consulta médica; consulta de enfermagem; exames laboratoriais e eletrocardiograma (ECG); suturas e curativos; aferição de sinais vitais; administração de medicação; hidratação e oxigenioterapia. Tendo capacidade, assim, de atender pacientes de risco.

Na avaliação da secretária municipal de Saúde, Joélia Silva Santos, a reabertura da Urgência fortalece a rede de saúde do município e resgata a autoestima dos moradores.

“Hoje, após um mês de funcionamento da Urgência 24horas, temos a certeza de que a população do Grande Rosa Elze e, em especial, a população usuária daquela Unidade de Saúde se sentem bastante acolhida e vislumbram um tempo novo de construção, de carinho, de respeito, de dignidade, de autoestima, que é o que o prefeito Marcos Santana vem fazendo e buscando a cada dia de sua administração. Com a reabertura desse equipamento de saúde, foi possível melhorar o atendimento à população através da integração da rede de saúde do município, seja contrarreferenciando os atendimentos ambulatoriais eletivos para as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, seja redirecionando o atendimento para outro equipamento da área de urgência e emergência tanto no próprio território, quanto para um hospital de maior complexidade pertencente a rede estadual de Saúde, de acordo com a complexidade da situação apresentada pelo usuário”, declarou.

Para a técnica em enfermagem Rose Lima, a Unidade 24 horas representou oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. "Estava desempregada há 1 ano e 2 meses, quando tive a oportunidade de me somar à equipe da Urgência para servir, da melhor maneira, a comunidade do Eduardo Gomes, que é a minha também, porque moro aqui".

Natural de São Cristóvão, a enfermeira Josefira Santos integra a equipe. Ela relata a satisfação que é trabalhar para a comunidade a qual faz parte. “Poder trabalhar para a comunidade da qual participo é importante profissionalmente. Percebo que quando atendo pacientes que me reconhecem, eles ficam mais tranquilos e confiantes durante o acolhimento. É um ganho para eles também. Meu caminho profissional na saúde começou aqui em São Cristóvão, é gratificante”, afirmou.

Durante os primeiros 30 dias de funcionamento, a Urgência 24 horas do Eduardo Gomes registrou 2.831 atendimento. De acordo com a administração, as ocorrências mais registradas foram virose, conjuntivite e AVC.

“Ouvimos algumas reclamações, o que é natural num serviço de saúde, mas a população está satisfeita, são muitos os elogios”, disse a enfermeira Daniela Correia.

O autônomo Crescon Silva Santos engrossa a lista de elogios citada pela enfermeira Daniela. “O atendimento está ótimo. Foi rápido, passei menos de 20 minutos para minha filha ser atendida. A população do Eduardo estava sofrendo muito, foi ótimo colocarem a Urgência para funcionar”.

A técnica de enfermagem Claudiane Jorge Silva comemora 30 dias de trabalho na Urgência 24 horas
Natural de São Cristóvão, a enfermeira Josefira Santos integra a equipe
A técnica Rose Lima