Usuários e servidores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) de São Cristóvão realizaram na manhã desta quarta-feira (20) uma confraternização natalina, reunindo as duas unidades do município: Valter Correia e João Bebe-Água. O prefeito Marcos Santana participou da atividade festiva e destacou a importância da data como um tempo de reflexão, compartilhamento e celebração da vida.

“É uma emoção estar aqui, vivenciando este momento de confraternização e reconstrução pelo qual passa nosso município. Inicialmente, gostaria de ressaltar que temos consciência de que ainda precisamos avançar nas ações da saúde mental em São Cristóvão. As unidades do CAPS, por exemplo, ainda não estão do jeito que gostaríamos e que precisam ser: uma casa que acolha todos você, com as condições estruturais necessárias para o atendimento e a realização dos trabalhos. Mudaremos esta realidade. Tenham certeza de que a política de saúde mental em São Cristóvão também será recuperada, e de que vocês terão o tratamento que merecem”, garantiu o prefeito.

O gestor sancristovense finalizou com uma mensagem de compromisso, solidariedade e esperança. “Um Natal de muito amor, carinho e respeito ao próximo. Que 2018 seja um ano de glórias, e bem melhor para a saúde mental no nosso município. Vamos trabalhar para isto”, assegurou Marcos Santana.

Na confraternização, que ocorreu no CAPS Valter Correia, na sede, os participantes tiverem a oportunidade de participar de diversas atividades culturais, como o coral natalino, formado por usuários. A programação contou ainda com sorteio, música e um delicioso lanche coletivo. “É tempo de celebrar o nascimento do Senhor, perseverar e comemorar todos os momentos que fazem bem às nossas vidas. Quando a gente acredita, tem fé, as coisas acontecem. É isto que estamos fazendo hoje, renovando as esperanças”, argumentou a coordenadora municipal de Saúde Mental, Rosângela Félix.

Para a enfermeira Regina Lúcia Almeida, atividades como estas contribuem na socialização dos usuários, além de ser um espaço de confraternização para os servidores municipais e familiares. “São oportunidades que motivam e integram os usuários, e permitem uma confraternização entre todos, inclusive, familiares e profissionais. O Natal representa o nascimento da esperança, a transformação de vidas. É isto que construímos no nosso dia a dia”, avaliou.

A aposentada Maria Lucia Cardoso, que tem uma irmã usuária do CAPS Valter Correia, valorizou a celebração do Natal na unidade. “A festa está muito bonita. Estes momentos de interação e confraternização são importante para os usuários e nós, familiares. São alternativas que mudam a rotina de todos e trazem alegria”, afirmou.

Fotos: Danielle Pereira

Prefeito Marcos Santana prestigia confraternização natalina