A secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast) realizou na manhã desta sexta-feira (22),  na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Centro Histórico, a confraternização natalina dos usuários e funcionários dos serviços de convivência das políticas municipais de assistência (CRAS, CREAS, Centro POP, Abrigo). O evento contou com apresentações do  ‘Coral Coragem’, formado por idosos do serviço de convivência, e apresentações de dança. Os convidados também participaram de um almoço natalino.

Acompanhado da primeira-dama, Sandra Santana, o prefeito Marcos Santana parabenizou os envolvidos no evento e destacou a importância que cada membro da gestão municipal tem na garantia de direitos e bem-estar dos sancristovenses. “Enquanto membros de uma equipe, somos peças fundamentais para o acolhimento dessas pessoas e para a felicidade desses idosos e jovens. Precisamos lembrar que estamos aqui por elas e para garantir os seus direitos”, destacou.

A secretária da assistência social e do trabalho, Fernanda Santana falou sobre as dificuldades enfrentadas ao longo do primeiro ano de gestão e se emocionou ao lembrar das conquistas obtidas. “Esse primeiro ano foi desafiador diante das dificuldades que enfrentamos a frente da secretaria. Assumimos uma secretaria esvaziada, tivemos que fazer busca ativa de usuários e fortalecer o CRAS. O que norteia o nosso trabalho é a garantia dos direitos e a emancipação do cidadão.  O dia de hoje é a culminância do que foi realizado pela Semast este ano, e estou muito feliz pelo trabalho que estamos fazendo e pelos resultados obtidos".

Para a coordenadora Sharlene Silva Mendonça, a ação celebra um ano intenso de atividades sociais empenhadas na melhoria das condições de vida dos sancristovenses. "Todos os trabalhos culturais e artísticos que estão sendo apresentados neste evento foram realizados enquanto atividades ao longo do ano. Estamos resgatando a autoestima destas pessoas", pontuou.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Rafaele da Costa França, o objetivo da confraternização é fortalecer as relações. “Queremos promover a socialização entre nossos jovens e idosos, comunidade e familiares, sempre buscando o protagonismo do indivíduo”, observou.

“A comemoração de hoje fecha em alto nível o trabalho realizado. Foi um ano de muito aprendizado, o que é muito satisfatório poder ver o resultado hoje”, concluiu o coordenador interino de proteção social especial Edilberto Souza Filho.

O casal usuário dos serviços do CRAS, Maria das Dores de Souza Alves e Francisco Alves Bezerra, observou o cuidado dos realizadores do evento. “Estamos muito felizes com a festa que foi organizada, estamos gostando muito do trabalho que está sendo realizado pela gestão municipal.”

Fotos: Danielle Pereira.

fernanda Santana