Alunos da Escola Municipal Gina Franco receberam o grupo de teatro da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o qual apresentou a peça "Auto de Natal". O espetáculo será encenado também em outras escolas do município, celebrando o período festivo de final de ano.

Para a diretora da Unidade, Teovânia Maria da Silva, as ações educativas da SMTT ajudam a despertar o senso de responsabilidade dos alunos. “Temos 643 alunos do ensino fundamental menor e essas ações são interessantes porque eles aprendem as regras de trânsito de forma dinâmica e lúdica. Muitos deles contam que passaram a repreender os pais sobre as normas de trânsito, o que mostra o despertar da cidadania e da responsabilidade”, disse.

Coordenador de Educação da SMTT de São Cristóvão, Claudio Farias informou que o órgão  já atingiu qiatro mil pessoas com as respectivas atividades educativas. “Juntamos o espírito natalino com temas de trânsito para discutir a segurança e a mobilidade. Essa peça fala de tudo que vemos de bom e errado no trânsito”, informou.

Já o superintendente da SMTT, Major J.Luís, destacou o alto índice de acidentes e mortes no trânsito e afirmou que as peças têm o objetivo de formar motoristas conscientes. “As ações educativas da SMTT, as quais incluem as peças teatrais, objetivam formar futuros motoristas conscientes. É um trabalho lento, já que envolve mudança de comportamento. Cada adolescente que participa ou assiste a uma peça é um potencial reprodutor do conteúdo exposto”, afirmou.

Aluno do 5° do Gina Franco, Cleidson conferiu atentamente à peça. “Não conhecia as regras de trânsito, gostei muito de saber o que é certo e errado. Se tivesse um grupo de teatro aqui, participaria com certeza”, disse. “Não sabia que os alunos podiam participar das peças. É muito interessante o que eles apresentam. Gostei demais”, afirmou a estudante Jéssica.

Fotos: Márcio Garcez.

Cleidson prestou atenção aos ensinamentos da peça
A diretora do Gina Franco, Teovânia