Servidores da Prefeitura de São Cristóvão participaram na manhã desta quarta-feira (27) de uma capacitação sobre o Portal da Transparência do município. A atividade formativa aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura, na sede, e teve como objetivo dar um suporte técnico aos  responsáveis nas secretarias e órgãos pela atualização das informações.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação de São Cristóvão, Deniel Diniz, a proposta é ampliar o conhecimento sobre a legislação da área e reforçar a importância desta ferramenta para comunicação entre os cidadãos e a administração, especialmente, na prestação de contas sobre os gastos públicos.

“O Portal da Transparência é constantemente melhorado. Nós nunca o consideraremos um produto finalizado, porque ele evolui com a lei, com as exigências do Tribunal de Contas e, principalmente, segue a determinação da Prefeitura em mostrar onde os recursos municipais estão sendo aplicados”, argumentou Diniz.

Para o diretor administrativo financeiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Márcio Lima, a capacitação é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o veículo, objetivando uma comunicação direta com a sociedade. “Estamos construindo uma gestão que permite a continuidade das ações, tendo a transparência e compromisso com a população como pilares, e que oferece mecanismos de controle social”, avaliou.

Nota dez

O Portal da Prefeitura de São Cristóvão está entre os mais transparentes de Sergipe e alcançou a nota dez na avaliação realizada pelo Tribunal de Contas de Sergipe (TCE), cujo resultado foi divulgado este mês. Na ocasião, o prefeito Marcos Santana foi homenageado com a placa de gestor transparente.

Para chegar ao ranking, o Tribunal de Contas analisou a forma como as informações relacionadas aos gastos públicos estão acessíveis para os cidadãos através dos portais de todos os 75 municípios sergipanos. Além de São Cristóvão, a Câmara Municipal de Pinhão e outras quatro prefeituras tiveram nota dez no estudo do TCE: Barra dos Coqueiros, Frei Paulo, Rosário do Catete e Brejo Grande.

Fotos: Danielle Pereira

Deniel Diniz, diretor de Tecnologia da Informação