A Prefeitura de São Cristóvão, através de representantes das secretarias de: saúde, assistência social e do trabalho, educação e agricultura esteve na manhã desta quarta-feira (10) dentro do Acampamento Emília Maria, que fica às margens da rodovia João Bebe-Água, para uma reunião de planejamento de ações prol moradores. Na ocasião ficou estipulado que no próximo dia 31 de janeiro, as secretarias citadas levarão inúmeros serviços com o intuito de facilitar a vida das 240 famílias que residem no local.

De acordo com o coordenador do Acampamento Emília Maria, José Ronaldo Pereira Santos, a solicitação da participação da prefeitura dentro do local veio dos próprios moradores, sendo acatada imediatamente pela gestão municipal. “Foi uma forma de dialogarmos com a Prefeitura de São Cristóvão, mostrando nossas necessidades e pedindo ajuda para melhorar a vida das pessoas que estão acampadas aqui. Temos confiança no trabalho do prefeito Marcos Santana e queremos com isto fortalecer a nossa agricultura familiar, consequentemente contribuir para a agricultura do município”, disse.

Segundo a coordenadora de Programas Especiais da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho, Ana Flávia Oliveira, o encontro de hoje com os moradores do Emília Maria já estava dentro do cronograma de ações da pasta, porém, foi alargado com as participações das secretarias de educação, saúde e agricultura. “A reunião foi excelente e muito produtiva, saímos com uma data marcada para uma grande ação da prefeitura para os moradores do acampamento. Agora vamos sentar e organizar melhor cada participação, para que juntos possamos ofertar serviços que tragam maior comodidade para todos”, pontuou.

A priori, no dia 31 de janeiro, a Secretaria de Assistência Social e do Trabalho realizará a inscrição no Cadastro Único. A Secretaria Municipal de Saúde levará ações de acompanhamento médico, exames e palestras. Já a Secretaria Especial de Agricultura e Meio Ambiente ficará responsável pela execução de minicursos nas áreas de horticulturas, fabricação de sabão reaproveitando o óleo de cozinha e palestra na área de educação ambienta, enquanto a Secretaria de Educação fará um mutirão de matrículas das crianças e adolescentes que moram no acampamento.
 

Fotos: Márcio Garcez.


José Ronaldo Pereira Santos