Com o papel de formalizar as contas da Prefeitura de São Cristóvão, justificando sua administração, a Controladoria Geral do Município passou para o patamar extra órgão regulador, se tornando um diferencial.  No ano de 2017, o prefeito Marcos Santana e sua equipe desempenharam a função de deixar as contas da cidade mais transparentes.

Através do site www.saocristovao.se.gov.br, a gestão criou uma ponte entre os sancristovenses e tudo que vem sendo efetivamente feito pelas secretárias e pelo prefeito. A Controladoria Geral do Município, representando a Prefeitura de São Cristóvão, imbuída do papel de representar essa clareza das ideias, recebeu nota 10 do Tribunal de Contas de Sergipe, em dezembro passado, durante a cerimônia do Fórum Permanente de Combate à Corrupção de Sergipe (Focco/SE).

“A transparência e a participação popular são os pilares de nossa administração. Fico feliz em nosso portal da Transparência receber nota 10. Hoje se cumpre o que colocamos no plano de governo. Precisamos ser transparentes sempre, é uma obrigação do gestor público e nos protege. É muito importante para nós essa avaliação do TCE, um órgão com o qual buscamos trabalhar em conjunto”, declarou o prefeito Marcos Santana.

Ouvidoria

Nesta construção da relação administração pública e gestão municipal, a Controladoria Geral do Município institucionalizou a Ouvidoria, criando o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que funciona on-line (através do site divulgado acima) ou presencialmente com o cidadão indo até o prédio do órgão, que fica no Paço Municipal (Lar Imaculada Conceição, antigo Orfanato), Praça São Francisco – Sala 01, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

De acordo com a controladora geral do município, Maria Auxiliadora Sobral Feitosa, a Ouvidoria serve para intermediar as demandas da população.  “Criamos essa ferramenta para que a população possa opinar, sugerir, elogiar ou criticar os serviços oferecidos pela gestão pública. O prefeito Marcos Santana entende ser este um meio democrático de chegarmos até os sancristovenses, mostrando que os mesmos têm papel fundamental na construção do nosso trabalho, enquanto administradores públicos. A Ouvidoria é um importante meio para mantermos a comunicação direta com a nossa população”, pontuou a controladora.

Segundo José Wilton Torres de Magalhães, responsável pela coordenação da Ouvidoria Municipal, no ano de 2017 foram realizados 286 atendimentos, entre pessoais e por e-mail. “A Ouvidoria trabalha registrando os casos e encaminhando-os para que os setores responsáveis resolvam as demandas apresentadas. Estamos sempre prestando um serviço rápido, onde as resoluções são apresentadas à população o quanto antes. Nosso intuito é cumprir as diretrizes da Lei de Acesso à Informação (LAI) nº 12.527/2011”, explicou José Wilton Torres de Magalhães.

As Redes Sociais da Prefeitura de São Cristóvão: Instagram (@prefeiturasaocristovao), Facebook (Prefeitura de São Cristóvão) e Twitter (@Sao_CristovaoSE) também servem como plataforma de comunicação entre a gestão e os cidadãos.

Para atendimento pessoal, a Ouvidoria Municipal também oferece um telefone que serve para facilitar o serviço: (79) 99873-1806 (funcionado no mesmo horário do atendimento pessoal, divulgado acima).

Fotos: Márcio Garcez, Danielle Pereira.


Prefeito e secretários
Maria Auxiliadora Sobral Feitosa