Estudantes da Escola Municipal Gina Franco escrevem uma jornada de aprendizagem e de formação diferente da de seus familiares com a formatura no Ensino Fundamental realizada nesta terça-feira (16), no salão das Carmelitas. A solenidade contou com a participação do prefeito Marcos Santana, professores e familiares.
 
Com a formatura, o grupo de 17 estudantes está apto para ingressar no ensino médio e iniciar a preparação para o Enem, podendo, assim, alcançar o ensino superior. É o que planeja Estefane Fontes, 14 anos. “Eu sei que é só o início para chegar à universidade.Esta etapa está muito importante. Agora, teremos que estudar muito mais”. 

A presença de Estefane na escola motivou sua mãe, Paulina Fontes dos Santos, a retomar os estudos. “Para mim, significa muito. Voltei a estudar por ela, estou no segundo ano do ensino médio,  e também para incentivá-la. Trabalho como camareira e, só através do estudo, eu e ela poderemos crescer profissionalmente”, disse.

Assim como Paulina, a dona de casa Edjane Santos Oliveira enxerga a trajetória escolar da filha, Larissia, como exemplo para a família. “Não terminei o Ensino Fundamental. É uma emoção que não cabe em mim ver minha filha indo mais longe do que eu. Estou feliz e confiante que ela terá um bom futuro”, afirmou.

“Sou a primeira da casa a terminar o Ensino Fundamental. É uma festa para todos porque sei que sou exemplo”, disse Larissia Oliveira.

Thiago também carrega na alegria da conclusão do fundamental a realização familiar. “Minha mãe não terminou a escola, é gratificante estar aqui. O Gina Franco é com uma família para a gente”, disse.
 
“Através da educação é que conseguimos atingir nossos objetivos. A escola é muito importante para essas crianças e adolescentes. Temos uma equipe pedagógica com psicólogo que trabalha a particularidade de cada aluno, isso faz diferença na aprendizagem e rendimento deles”, declarou a diretora do Gina Franco, Teovânia Maria da Silva.
 
Ponto para a Educação

O prefeito Marcos Santana destacou o papel inclusivo da educação e ressaltou o compromisso dos professores que compõem a Rede Municipal de Ensino. “Vocês me fazem uma alegria sem dimensão. Digo isto porque nossa cidade precisa de pessoas que acreditem nela e em si próprios. Essa cerimônia transcende os muros da escola porque mostra que temos pessoas que acreditam na mudança. Precisamos que esse jovens saiam do Ensino Fundamental preparados para uma nova etapa que será o Ensino Médio, o Enem, e  o acesso ao Ensino Superior. Nosso trabalho é fazer uma escola de qualidade. Para isso, mais que estrutura e equipamentos, precisamos de professores motivados”, disse o prefeito, que na ocasião anunciou reajuste de 16,81% para o magistério. “Fazemos questão de dar qualidade ao ensino. Valorização do professor passa, obrigatoriamente, pela questão salarial. Temos o desafio de recuperar a dívida que o município tem para com os docentes. Para isso, enviamos à Câmara projeto de reajuste de 16,81%. Nós queremos transformar a educação de São Cristóvão em referencial para outras cidades”, enfatizou.


Fotos: Márcio Garcez.