Registro. Nesta quinta-feira (18), na praça do conjunto do Rosa Elze, a Secretaria Municipal de Saúde, através de ações para a população, celebrou o Janeiro Branco – iniciativa que visa provocar uma reflexão sobre a saúde mental. Quem passou pelo local recebeu atendimento psicossocial, aferiu pressão arterial, fez testes de glicemia e exames relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de receber dicas práticas sobre escovação e conferir palestra abordando a saúde bucal.

“O Janeiro Branco trata do mês que promove a todos nós a reflexão sobre nossa saúde mental no contexto do nosso dia a dia, e vale pontuar que estamos no início de um ano novo e que esta ação pretende mobilizar as pessoas a cuidarem mais de si. Nossas emoções e, consequentemente, nossas ações influenciam nossa qualidade de vida. Então é preciso sempre se pensar em situações que causem transtornos mentais, como, por exemplos, a depressão, a esquizofrenia, a dependências químicas entre outras doenças que comprometam a nossa mente”, enfatizou a coordenadora de saúde mental do município, Rosângela Félix.

Outras ações acontecerão no decorrer do mês, sempre contando com o apoio da Coordenação de Atenção Básica e com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde.