A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta sexta-feira (19), na Escola Municipal Gina Franco aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EDPopSUS).  O Curso, uma realização da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, em parceria com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem o objetivo de contribuir com a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias.

Oferecido na modalidade presencial, com a duração de 160h, distribuído em 17 semanas, com aulas sempre as sextas feiras, o curso do EDPopSUS está estruturado em eixos temáticos que pretendem dar subsídios para os alunos refletirem criticamente sobre seu próprio trabalho e atuar a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde.

“A proposta do curso é trabalhar a sistematização da importância da educação popular, as práticas, saberes, crendices, tradições do povo no dia a dia das unidades, aplicando para a melhoria do atendimento da clientela usuária do Sistema Único de Saúde. Teremos duas turmas de 35 alunos cada, até a sexta-feira 23 de fevereiro estaremos na Escola Gina Franco, depois iremos para o salão da catequese e lá concluiremos”, informou a secretária de saúde Joélia Santos.

A participante Amazilde Nascimento destacou a importância do curso para a obtenção e a troca de conhecimentos. “Fui informada sobre o curso pela agente comunitária e logo fiquei interessada em participar. Este curso vai nos possibilitar ampliar os conhecimentos sobre as ervas, as plantas medicinais além de poder passar para as outras pessoas o nosso conhecimento”.

Participaram da aula inaugural: Lavínia Aragão, coordenadora do Núcleo estadual de Educação Permanente e educação Popular em saúde (Neepps); a coordenadora da Atenção Básica, Mariana Aragão; a diretora municipal da Atenção Básica, Adilene Passos e  a coordenadora de saúde mental do município, Rosângela Félix. Além dos educadores titulares e suplentes que irão conduzir o curso: Thaiza Luara; Cristiane Mota; Maria Fátima Souza; Fabiana Abreu Santos.

Joélia Santos
Amazilde Nascimento