A Unidade de Urgência 24h do Eduardo Gomes completou no último sábado (20), o segundo mês de funcionamento com alta no número de atendimentos. Com mais de 5.500 acolhimentos durante este período, o local oferece os procedimentos de: estabilização de pacientes críticos; acolhimento de enfermagem; consulta médica; consulta de enfermagem; exames laboratoriais e eletrocardiograma (ECG); suturas e curativos; aferição de sinais vitais; administração de medicação; hidratação e oxigenioterapia.

“Para nós, que precisamos do serviço público, a reabertura da unidade foi uma bênção. Eu tenho problema de coluna e asma, antes tinha que pagar transporte e procurar uma unidade distante daqui, agora que a urgência foi reaberta não preciso mais me deslocar”, falou a dona de casa, Maria Matos dos Santos.

Reaberta em 20 de novembro, após reforma orçada em R$ 221.195,88, a Urgência conta com 65 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, farmacêutico, assistente social, recepcionista, agente administrativo, vigilante, executor de serviços básicos e maqueiros.

O espaço tem condições de atender 250 pessoas diariamente. Neste último fim de semana, por exemplo, foram registrados 166 acolhimentos (atendimentos). Os principais atendimentos foram para casos de: sutura, pressão alta, inflamação de garganta e dores de cabeça.

Fotos: Danielle Pereira.


Maria Matos dos Santos