A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizou na manhã desta terça-feira (23), no Campus São Cristóvão (Escola Agrotécnica), a I Semana de Saúde no Campus. O projeto oriundo do programa Saúde na Escola visa contribuir por meio de ações de: testes rápidos, glicemia, aferição de pressão, palestra sobre saúde bucal e escovação, atendimento psicossocial e vacinação, a avaliação integral da saúde dos estudantes, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens.

A diretora de Atenção Básica, Adilene Passos representando a secretária municipal de saúde, Joélia Silva Santos, ressaltou a importância da parceria da Prefeitura de São Cristóvão com o Instituto Federal de Sergipe para a realização do projeto. “Fico muito feliz com a parceria que estamos firmando com o IFS, que os alunos possam aproveitar todas as ações que estarão sendo oferecidas nesses dois dias, afinal tudo que está sendo feito é para a saúde deles”, falou.

O pró-reitor de desenvolvimento institucional, Luciano Mendonça, também destacou a parceria. “Esse trabalho que o IFS começa a desenvolver com a Prefeitura de São Cristóvão é muito importante para a comunidade escolar e trará muitos benefícios para a comunidade escolar”.

“Graças ao Programa Saúde na Escola foi possível firmar essa parceria com o IFS e desenvolver essa ação, que tem o objetivo de levar serviços de saúde e conscientização aos alunos.,” pontuou a coordenadora do Programa Saúde na Escola Duane Pereira.

Para o enfermeiro do IFS, Caique Ribeiro a ação ajuda na prevenção de doenças. “A escola é essencial na formação dos cidadãos e a saúde é mais um aspecto que a escola deve atuar. Por isto a importância deste momento para o cuidado preventivo com a saúde dos alunos”.

"Muitas vezes não temos tempo de ir com frequência ao médico por conta da dedicação aos estudos, então é muito bom que a escola nos possibilite o contato com enfermeiros e profissionais da saúde. Que essa atividade possa acontecer com frequência, afinal cuidar da saúde é muito importante", pontuou a estudante Jaynes Pereira Santos.

Estavam também presentes na ação: a pró-reitora de extensão e pesquisa, Ruth Sales; a coordenadora municipal de imunização, Juscimara Cristina dos Santos; a dentista, Núzia Maria Oliveira; a coordenadora do núcleo de apoio a saúde da família, Luara Taísa; o coordenador de promoção em saúde, Flavio Antônio e a coordenadora do Centro Especializado em Fisioterapia, Cristiane Mota.

Dobradinha

A ação continua durante a próxima quarta-feira (24), no IFS Campus São Cristóvão,  com vacinação, realização de testes rápidos e rodas de conversa sobre abuso sexual e gravidez na adolescência.

Fotos: Danielle Pereira.

Equipe SMS e IFS