O prefeito Marcos Santana se reuniu na manhã desta quarta-feira (24), na Procuradoria Geral do Município (PGM) com a diretora da Diretoria Regional de Educação 08 (DRE8), Maria Isabel Ressurreição Bittencourt e a secretária municipal de educação, Andréa Hermínia para tratar da municipalização de cinco escolas estaduais da cidade. A reunião contou ainda com as presenças da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de São Cristóvão, Walléria Macário e da diretora municipal de educação básica, Deise Barroso.

“Estamos buscando realizar a municipalização das escolas da forma menos traumática possível para toda a comunidade escolar, com lisura, garantido que não tenha nenhuma informação desencontrada sobre todo o processo que possa gerar algum tipo de ruído”, observou o prefeito Marcos Santana.

Para a diretora da Diretoria Regional de Educação 08 (DRE8), Maria Isabel Ressurreição Bittencourt, a municipalização possibilita o melhor atendimento das demandas de ensino da cidade. “O prefeito Marcos solicitou ao estado a municipalização destas cinco escolas por entender que poderia oferecer aos alunos um melhor acompanhamento pedagógico. A equipe das escolas no entanto podem ficar tranquilas porque serão realocadas para escolas estaduais próximas às suas casas, sem causar transtornos. Quanto a equipe diretiva das escolas permanecerão até o fim do processo de transição.

Entenda a Municipalização

A Prefeitura de São Cristóvão já municipalizou junto ao Governo Estadual a administração das escolas estaduais do Ensino Fundamental I: Escola Rural Povoado Cabrita, Escola Estadual Capitão Manoel Batista dos Santos, Escola Rural Povoado Feijão, Escola Rural Rita Cacete e Escola Rural Vitória Miranda.

De acordo com a secretária municipal de educação, Andréa Hermínia, o objetivo é ampliar o numero de vagas na rede municipal garantindo melhor qualidade no ensino e ampliando-o, além de facilitar a melhoria de infraestrutura. “Iremos fazer esse processo de expansão de forma qualitativa, assistindo da  melhor forma aos nossos alunos. Além disso, através da ampliação da rede podemos conseguir através dos programas de educação, mais investimentos e verbas para a rede municipal”, pontuou.

Fotos: Danielle Pereira.

Andréa Hermínia