Com o aumento no número dos casos de febre amarela nas regiões norte, sul, centro oeste, sudeste e em algumas regiões do nordeste, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão vem tranquilizar os cidadãos divulgando algumas informações gerais sobre a doença, incluindo recomendações e cuidados. A vacinação é recomendada para viajantes de áreas de risco, mediante apresentação de comprovação, a exemplo de passagens, reservas de hotéis, ou comprovante de residência do endereço de destino. Já para viajante internacional é preciso a apresentação do comprovante de viagem no ato da vacinação. Vale ressaltar que é preciso respeitar o prazo de dez dias de antecedência da viagem, para que assim a vacina configure imunidade. Para os maiores de 60 anos além das exigências anteriores, faz-se necessário prescrição médica.

“Entendemos a preocupação da população diante das notícias que estão sendo veiculadas pela imprensa, mas é preciso manter a calma e entender que como não estamos em uma área considerada de risco é preciso priorizar aqueles que farão viagens para locais com casos de febre amarela”, informou a coordenadora de saúde do município, Daniele Rodrigues.

Contra indicação

A vacina é contra indicada para pessoas com alergia a ovo, mulheres gestantes, mulheres amamentando bebês abaixo de nove meses, menores de nove meses de idade, pacientes que já tomaram a vacina anteriormente, pacientes portadores de doenças autoimunes, hepáticas, hematológicas, renais e neoplásticas, pacientes que fazem tratamento com corticoide, pacientes portadores de HIV/AIDS (somente com avaliação médica), pacientes submetidos a tratamento com imunossupressores, pessoas em tratamento que comprometa à imunidade (tipo quimioterapia e radioterapia).

Postos de vacinação

Em São Cristóvão é possível encontrar a vacina nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS):

UBS Jairo Teixeira de Jesus (Sede).
UBS Maria José Soares Figueiroa (Conjunto Eduardo Gomes).
UBS Massoud Jalali (Rosa Elze).

Informações e esclarecimentos

Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza para a população o telefone para contato (79) 99675-3311.