A primeira edição deste ano da "São Criativos – Feira de Artesanato” acontecerá sábado (3), na Praça da Matriz, Centro Histórico de São Cristóvão, das 16h às 22h. Ao todo serão 60 expositores, mostrando a rica produção do artesanato e da culinária sancristovenses. 

Iniciada em 2017, a São Criativos se consolidou como um espaço de socialização da cultural local, e também abriu um novo olhar às possibilidades de geração de renda para os artesãos e empreendedores do município. As edições sempre ocorrem tanto na sede quanto no Grande Rosa Elze. 

A ação é uma parceira entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água. Tem como objetivo promover a cultura local de forma criativa, contribuindo para exposição dos trabalhos de artesãos, poetas, músicos, produtores e artistas audiovisuais do município.

Valorização cultural 

Segundo a secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Fernanda Santana, a proposta é trazer a riqueza cultural de São Cristóvão para a praça, gerando um movimento de valorização da cidade e dos seus artistas. “A feira está contribuindo para fortalecer o sentimento de pertença ao nosso município. Estamos muitos felizes de ver que a iniciativa vem se firmando como um espaço de valorização das nossas riquezas culturais. E de quem as produz, o povo sancristovense”, argumentou. 
 
Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água, Gaspeu Fontes, a experiência da São Criativos reforça a necessidade de valorizar a produção cultural local, incorporando-a no âmbito das políticas públicas. “O que vivenciamos nas edições passadas, com a venda da produção sancristovense e a valorização da nossa cultura, é algo sublime. A população interage e transforma a praça em algo rico, vivo, um momento de lazer para o povo. São os espaços públicos realmente ocupados e vividos pela comunidade”, explicou o gestor.  

Fotos: Márcio Garcez.