Música e criatividade tomaram a rótula de entrada do conjunto Eduardo Gomes, na manhã desta quarta-feira (07), para orientar motoristas e pedestres sobre segurança no trânsito. A Blitz educativa faz parte das ações fiscalizadoras e preventivas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de São Cristóvão (SMTT) para o carnaval.

A ação da SMTT de São Cristóvão foi desenvolvida em parceria com as secretariais municipais de Assistência Social (SEMAST) e de Saúde, além do Detran e da SMTT de Aracaju. Na ocasião, o grupo de teatro da SMTT do município fez intervenções sobre o perigo de dirigir após o consumo de bebida alcoólica, respeito à faixa de pedestres e à sinalizações.

Superintendente do órgão, major J.Luís informou que a operação para a festa momesca começa a atuar na sexta-feira (09), com o fechamento de vias com manilhas por conta dos desfiles de blocos.

“O trânsito é de todos e essa parceria com outros órgãos ressalta isso. Temos Detran, SMTT de Aracaju, Assistência Social, Saúde. É bem bacana porque vemos que há várias entidades juntas preocupadas com a redução de acidentes, em preservar a vida. Nosso planejamento operacional do trânsito no carnaval começa hoje, com essa ação. Na sexta-feira, posicionaremos as manilhas de concreto nos locais onde vamos fazer os bloqueios. No sábado, a gente fecha pela manhã e pela tarde inicia o nosso carnaval. Estaremos com agentes de trânsito posicionados em lugares estratégicos, a Polícia Militar estará presente com sua viatura fazendo as rondas. Esperamos que esse carnaval seja bem melhor e bem mais tranquilo que o do ano passado. Trabalharemos para manter a segurança e a alegria dos foliões”.

Magali Maria foi abordada pela Blitz e aprovou a inciativa. Moradora do Eduardo Gomes, ela acredita que a conscientização é o melhor caminho para a segurança de motoristas e de pedestres.

“É louvável esse trabalho porque que os motoristas daqui correm muito”.

“É importante para a gente relembrar as regras de trânsito”, afirmou a motociclista Jucicleite dos Santos.

A mesma opinião tem o motorista de táxi lotação, Silvanio. “Para quem trabalha mais de 15 horas no trânsito, como eu, é importante esse ato de conscientização. Mesmo os motoristas veteranos precisam reciclar os conhecimentos e informações sobre as regras de trânsito”.

Durante a ação, o Detran disponibilizou o ônibus escola para orientar a população sobre as leis de trânsito. O coordenador da escola pública de trânsito do órgão, Lacerda Júnior informou que o veículo atende todo o estado e escolas públicas e particulares.

“Nós aproveitamos a ação para poder fazer a divulgação do nosso ônibus escola, que é uma sala de aula itinerante, na qual visitamos diversos municípios levando educação para o trânsito. Hoje, estamos trabalhando a consciência e o respeito, tentando mostrar as pessoas sobre todas as ações necessárias para manter o trânsito seguro”.

Fotos: Jamisson Souza.

Major J.Luís