Professores responsáveis pelas escolas localizadas na área rural e coordenadores municipais estão reunidos nesta quarta-feira (7), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Viana Neto, no povoado Aningas, para aprofundar as discussões pedagógicas para o ano letivo que inicia, com foco nas especificidades da educação do campo.  Serão realizados dois encontros, hoje e amanhã, com a participação de representantes de todas as 19 unidades da zona rural de São Cristóvão.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo de Educação do Campo (Necam). Segundo a diretora municipal de Educação Básica, Deise Barroso,  durante este primeiro ano de gestão foi percebida a necessidade de criar mecanismos para que a rede de ensino proporcione o mesmo nível de conhecimento aos alunos das escolas das áreas rural e urbana, respeitando as especificidades de cada espaço social.

“É preciso que tenhamos este olhar diferenciado, para que as nossas crianças e os nossos jovens mantenham a identidade com o espaço onde vivem – neste caso, o campo-  e tenham igualdade de oportunidade e conhecimento adquiridos. Este é o nosso grande desafio”, argumentou Deise Barroso, que também coordena o Necam.

Classes multisseriadas

Outro ponto de debate na reunião são as perspectivas e os projetos pedagógicos adequados ao trabalho com salas multisseriadas- que abrigam alunos de séries diferenciadas-, uma realidade nas escolas do campo. “Tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental é grande o número de classes multisseriadas. Estamos discutindo as dificuldades vivenciadas, e como avançar”, explicou Barroso.

Para os participantes do encontro, a iniciativa trará resultados positivos para os alunos e profissionais que integram a rede municipal de ensino. “É uma ideia inovadora, que influenciará na qualidade do ensino das nossas crianças. Temos que ter este olhar diferenciado às escolas do campo, para que possamos preservar e valorizar as características específicas de cada área”, avaliou a professora Alexsandra Costa, gestora da Escola José Viana Neto.

A atividade desta quinta-feira (8) ocorrerá na EMEF Professora Terezita Paiva Lima, no povoado Pedreiras, nos turnos da manhã e tarde.

Fotos: Danielle Pereira

Deise Barroso, diretora de Educação Básica